Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As relações entre educação e cultura(s) nos provocam a nos situar diante das questões colocadas hoje pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais em que vivemos. As configurações dessa problemática são distintas conforme o contexto em que nos situemos e suscitam muitas discussões e polêmicas no momento atual (Vera Candau). No caso do educador brasileiro, a questão multicultural apresenta uma configuração caracterizada por continente construído
com relações de poder simétrico.
com relações de escravização e negação de alteridade.
com base multicultural definida.
sem expressivas relações interétnicas.
com constante reflexão sobre as representações sociais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.
Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor.
Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe.
As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal.
As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.
O documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
Manacorda é um dos autores que retratam em suas obras os pressupostos da concepção progressista libertadora.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Paulo Freire afirma que a educação ligada aos direitos humanos passa pela compreensão das classes sociais, tem a ver com educação e libertação e não com liberdade apenas. Nessa perspectiva, ela deve ser feita de forma crítica. Não se pode ingenuamente acreditar que a educação pode tudo, nem, muito menos, negar sua potencialidade. Portanto, para que a tarefa do educador no campo dos direitos humanos seja mais eficaz, é necessário
acreditar que a educação será capaz de rearrumar a sociedade.
perceber que a tarefa da educação é individual.
entender a educação somente como alavanca de transformação social.
hecer os limites culturais da política educacional.
reconhecer os espaços de ação política, institucional e extra-institucional.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...