Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Segundo Pimenta (1998:59), no exercício da profissão se complementam os saberes advindos da experiência, da ciência e da formação pedagógica. Sobre o saber da experiência, a autora diz que mesmo não sendo professores (as), as pessoas tem uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e seu exercício. Sobre o saber científico, a autora afirma que o conhecimento não se reduz à informação e a inteligência, mas implica também em
problematizar, propor e desenvolver projetos.
aprofundar os estudos sobre a ciência da educação.
classificar, analisar e contextualizar projetos.
reproduzir experiências anteriores acumuladas.
oferecer os fundamentos necessários aos alunos.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta.
No tipo democrático, as decisões são tomadas com a participação das pessoas, discutindo-se os objetivos e as ações propostas pelos membros do grupo.
No tipo autoritário, há boa integração entre os membros e as relações interpessoais são boas e definidoras das práticas.
No tipo democrático, o líder decide, distribui tarefas e controla as ações, não havendo participação dos membros da equipe na tomada de decisões.
No tipo autoritário, o papel do líder é irrelevante, tendo fraca participação na definição de objetivos e pouco empenho na gestão e na organização das ações.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O educador inserido no mundo globalizado complexo e diversificado precisa tomar a diferença como constitutiva da ação educativa. Ela precisa ser identificada, revelada e valorizada. As práticas pedagógicas devem ser atravessadas por alguns elementos para que isso ocorra. Com vistas a tomar a diferença como constitutiva da ação educativa, o professor deve se reconhecer, reconhecer o outro e
escolher o ponto de vista melhor.
aceitar o cruzamento das culturas.
fundir num ponto de vista único.
julgar as culturas pela sua praticidade.
julgar as culturas pela sua representação social.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às habilidades de liderança, em uma concepção promotora da participação, assinale a opção correta.
Em uma gestão participativa, basta haver no grupo pessoas que apenas planejem as ações, pensem na execução dos objetivos e administrem os recursos financeiros e materiais, devendo-se evitar o compartilhamento das práticas e das metas.
A tendência atual é a de compreender que as habilidades e as capacidades de liderança não podem ser desenvolvidas por todos os componentes da equipe escolar.
Em uma coordenação, o líder não precisa saber articular responsabilidades individuais com responsabilidades coletivas.
Em uma gestão participativa, deve haver compartilhamento de objetivos, de valores e de ações, de forma que os interesses do grupo sejam canalizados para esse objetivo e várias pessoas possam assumir a liderança e desenvolver essas qualidades.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
As imagens de família presentes em determinados livros didáticos são exemplos de um tipo de currículo intitulado oculto, pois não são explicitados em documentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...