Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se os pressupostos da pedagogia crítica, assinale a opção incorreta.
O contexto histórico e social é fundamental no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão da realidade dos atores envolvidos.
O processo educativo implica ação-reflexão-ação como constituintes inseparáveis da práxis educativa.
O espaço educativo contribui para a manutenção do status quo e para a reprodução e(ou) manutenção da estrutura social vigente.
A pedagogia crítica compromete-se com os interesses das camadas economicamente desfavorecidas e com a formação integral do aluno.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.
O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:
I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;
II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;
III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;
IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.
Estão CORRETOS os itens:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
Os trabalhos realizados por Freinet são significativos na concretização do papel da escola na concepção progressista libertária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em didática, chamamos elaboração conjunta à forma de interação ativa entre o educador e os educandos, visando à obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como à fixação e à consolidação de conhecimento e convicções já adquiridas. O método de elaboração conjunta faz parte do conjunto de opções metodológicas das quais o educador pode servir-se. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, que podemos chamar também de prática dialogada, reconhecida como de grande valor didático, pois
desenvolve nos educandos as habilidades de expressar opiniões fundamentadas, de discutir, argumentar, de escutar e de interpretar fatos.
tem como base as perguntas feitas sob a condução direta do educador na relação educativa.
permite que as perguntas feitas pelo educador tenham apenas uma formulação, evitando a expressão das mesmas idéias, de forma diferente.
permite que o educador tenha uma atitude positiva frente às argumentações dos educandos.
permite que os educandos reproduzam as argumentações dos educadores, abrindo possibilidade de uma avaliação mais real da aprendizagem.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com as tendências pedagógicas na perspectiva de José Carlos Libâneo, assinale a opção correta.
A pedagogia libertadora e a liberal estão voltadas para a educação popular.
A pedagogia progressista enfatiza a análise crítica da realidade social e o caráter político da educação
A pedagogia renovada não-diretiva está centrada no professor, que deve ser especialista em relações humanas.
A pedagogia crítico-social dos conteúdos está centrada nos conhecimentos científicos e na verdade científica.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A educação de qualidade é aquela que promove o domínio, o conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas que atendam às necessidades individuais e sociais dos alunos.
O processo de inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apóia a todos os professores, a família, a equipe técnicoadministrativa, para que todos tenham sucesso. Marcos, um aluno de 6 anos, mal chegava à sala de aula, começava a chorar, vomitava o café da manhã, sujava-se todo, pois não tinha controle do esfíncter, o que o obrigava a voltar para casa. Essa situação começou a ocorrer no meio do ano letivo, logo após a professora fazer uso do quadro branco para trabalhar cópia. No início, Marcos se negava a copiar as palavrinhas; quando o fazia, era sempre de forma incompleta. Por isso, ficava na sala sozinho na hora do recreio, terminando o trabalho. Depois de verificar as produções de Marcos, a pedagoga levantou hipóteses para investigar o que acontecia com o aluno.
I. Marcos sofre de um problema no aparelho digestivo e deverá ter encaminhamento médico adequado.
II. O nível de exigência da sua professora é muito baixo e Marcos não se acha interessado em fazer a cópia.
III. Marcos está somatizando uma dificuldade em relação ao inter jogo professor-aluno-conteúdo.
IV. Marcos não sabe copiar e, portanto, sua produção não mostra o quanto ele sabe.
V. O tempo dado para completar a tarefa não está compatível com o tempo de produção de Marcos.
São ADEQUADAS as hipóteses:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...