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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico-curricular é o instrumento de articulação entre fins e meios. Ele faz o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Com base nesse pressuposto, assinale a opção correta.
A garantia da qualidade social do ensino acarreta a crença na possibilidade de educar a todos como condição para igualdade e inclusão social.
A reorganização das escolas e as mudanças nas práticas de gestão elevam necessariamente a qualidade da educação e, por isso, garantem um bom desempenho dos alunos na vida.
A aferição do desempenho intelectual dos alunos por meio de provas e exames no âmbito das escolas é garantia da melhoria da qualidade da educação oferecida.
A qualidade da educação se pauta pela elaboração de um projeto pedagógico que seja fruto da articulação de idéias de um grupo específico apresentado à comunidade escolar.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Embora na escola exista uma inter-relação entre os diversos grupos culturais, não há como atender as necessidades de todos. Assim, é o interesse da maioria que deve prevalecer.
A presença da diversidade humana na sociedade resulta na transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural.
Assumir o objetivo da educação intercultural significa reduzir o currículo aos interesses dos vários grupos culturais que freqüentam a escola.
Na perspectiva da educação intercultural, basta direcionar o currículo formal para transformar a escola.
Sobre a atuação do Orientador Pedagógico avalie as afirmativas a seguir:
I - cria as condições necessárias para a reflexão teórica sobre a prática pedagógica e as trocas de experiências.
II - organiza as atividades de cada turno escolar, vigiando a entrada e a saída dos alunos.
III - acompanha a leitura e o debate dos estudos e das pesquisas sobre a prática pedagógica.
IV - atua no intercâmbio entre os gestores e as instâncias centrais do sistema de ensino e da política educacional.
V - observa e analisa os problemas e as soluções comuns.
Assinale as afirmativas corretas:
I, II e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, III e V, apenas;
III, IV e V, apenas;
I, IV e V, apenas.
Sobre a ação do Orientador Pedagógico na elaboração de currículos e programas, assinale a afirmativa errada:
acompanha a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, aos fundamentos;
cria oportunidades de estudo e interlocução dos professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares;
organiza reuniões periódicas para a reavaliação do currículo e dos programas;
propicia oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático;
escolhe, junto com os professores, o aluno que fará a interlocução entre a turma e o Orientador Pedagógico.
O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:
coordenar e mediar os grupos de alunos indisciplinados para alcançar a consciência necessária aos ajustes escolares;
exercer um controle sobre as regras estabelecidas e manter uma permanente observação para favorecer as relações internas;
acreditar que os princípios da escola sejam respeitados em função da cultura interna da escola sob a forma de um ideário educacional trabalhado pelos professores;
tornar claras as regras com os agentes educativos para organizar um organograma da hierarquia escolar;
buscar transformações dentro da escola e fazer com que os alunos sintam a importância do respeito e não a mera obediência às regras.
Historicamente, são os alunos das camadas menos favorecidas economicamente da população brasileira que engrossam as estatísticas da repetência, da evasão e do abandono escolar. São eles, antecipadamente, excluídos do sistema de ensino quer seja pela insuficiência de ofertas de vagas nas escolas públicas, quer seja pela qualidade do ensino duvidosa que propaga, instituindo-se uma cultura da exclusão escolar.
Diante desse contexto, a análise da função social da escola está intrinsecamente relacionada com o conceito de
A) qualidade de ensino.
fracasso escolar.
capacidade intelectual.
mérito.
aptidão para os estudos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.
A criança em fase pré-operacional compreende que a quantidade dos objetos não se altera quando a forma em que eles estão dispostos é alterada.
A criança na fase pré-operacional é capaz de imaginar transformações mentais sobre dados imediatos.
Ao atingir as operações formais, a criança pode imaginar transformações sobre os dados, que, após realizadas, podem ser desfeitas.
Na interação com o mundo que a cerca é que a criança estabelece relações e desenvolve seu conhecimento lógico-matemático.
O Orientador Pedagógico tem por função classificar ou reclassificar um aluno que solicite matrícula e que necessita ser alocado em um ano letivo compatível com sua aprendizagem. Diante de uma solicitação de matrícula por um aluno que não apresenta escolaridade comprovada, por não ter cursado o ensino regular, como deverá ser a matrícula deste aluno?
matrícula renovada com classificação;
matrícula nova;
matrícula nova com classificação;
matrícula renovada com reclassificação;
matrícula por transferência com classificação.
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