Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A diversidade marca o mundo dos seres humanos; os contextos educativos são plurais e requerem soluções – também plurais (...) as crianças têm múltiplas vozes e precisam de estratégias diversas para a educação.

De acordo com as idéias acima, a oportunidade a todas as crianças, no âmbito da diversidade, pode ser atingida por meio de uma educação que busca a

  • A.

    equidade.

  • B.

    competência.

  • C.

    qualidade.

  • D.

    eficiência.

  • E.

    eficácia.

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Pretende construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.

  • B.

    Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.

  • C.

    Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.

  • D.

    Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.

  • E.

    A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo

  • A.

    interage fundamentalmente com a aprendizagem.

  • B.

    é interpretado a partir da experiência com o meio físico

  • C.

    exige a cultura como mediadora da aprendizagem.

  • D.

    é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.

  • E.

    depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.

Considerando-se que os indivíduos e os grupos culturais aos quais pertencem possuem diferentes e complexas características, compreender e aceitar a diversidade cultural é condição primeira para quem pretende realizar uma atividade educacional crítica e voltada para a construção da cidadania.

 Nesse contexto, é preciso ressaltar as diferenças

  • A.

    como realidade das diversas culturas a ser aceita pelos professores em sala de aula, sem com isso interferir no desenvolvimento curricular organizado pela escola.

  • B.

    na organização curricular, com a elaboração de propostas metodológicas que possibilitem a formação de grupos homogêneos.

  • C.

    no projeto político pedagógico da escola, para assim estruturar ações que minimizem a heterogeneidade existente.

  • D.

    como construções históricas e culturais, considerando a diversidade não como um problema, mas como um recurso pedagógico para a prática educativa.

  • E.

    nas reuniões com a comunidade escolar para que esta possa compreender que o papel da escola é ensinar os conhecimentos selecionados pelos especialistas em educação.

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais

  • A.

    a interação social e o instrumento lingüístico.

  • B.

    as experiências com o meio ambiente do aluno.

  • C.

    os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.

  • D.

    os estudos comportamentais dos alunos.

  • E.

    os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

Paraná reduz violência revistando estudantes

Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)

Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...

Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de

  • A.

    regras disciplinares elaboradas por especialistas em criminalidade.

  • B.

    regras disciplinares construídas em conjunto com os alunos.

  • C.

    propostas político-pedagógicas que trabalhem o cotidiano em toda a sua complexidade.

  • D.

    colaboração dos pais, para que eles passem a se responsabilizar pela disciplina na escola.

  • E.

    ajuda da segurança escolar, sempre que os alunos não respeitarem os professores ou a equipe da escola.

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Um currículo estruturado com base em atividades de repetição e memorização fundamenta-se na concepção empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...