Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diversidade marca o mundo dos seres humanos; os contextos educativos são plurais e requerem soluções – também plurais (...) as crianças têm múltiplas vozes e precisam de estratégias diversas para a educação.
De acordo com as idéias acima, a oportunidade a todas as crianças, no âmbito da diversidade, pode ser atingida por meio de uma educação que busca a
equidade.
competência.
qualidade.
eficiência.
eficácia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.
Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.
Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:
Pretende construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.
Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.
Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.
Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.
A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
interage fundamentalmente com a aprendizagem.
é interpretado a partir da experiência com o meio físico
exige a cultura como mediadora da aprendizagem.
é ampliado a partir da aprendizagem de conceitos estruturantes.
depende da intervenção no desenvolvimento dada pela aprendizagem.
Considerando-se que os indivíduos e os grupos culturais aos quais pertencem possuem diferentes e complexas características, compreender e aceitar a diversidade cultural é condição primeira para quem pretende realizar uma atividade educacional crítica e voltada para a construção da cidadania.
Nesse contexto, é preciso ressaltar as diferenças
como realidade das diversas culturas a ser aceita pelos professores em sala de aula, sem com isso interferir no desenvolvimento curricular organizado pela escola.
na organização curricular, com a elaboração de propostas metodológicas que possibilitem a formação de grupos homogêneos.
no projeto político pedagógico da escola, para assim estruturar ações que minimizem a heterogeneidade existente.
como construções históricas e culturais, considerando a diversidade não como um problema, mas como um recurso pedagógico para a prática educativa.
nas reuniões com a comunidade escolar para que esta possa compreender que o papel da escola é ensinar os conhecimentos selecionados pelos especialistas em educação.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.
Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.
Segundo Vygotsky, para compreender o desenvolvimento cognitivo são fundamentais
a interação social e o instrumento lingüístico.
as experiências com o meio ambiente do aluno.
os processos de assimilação constante de conteúdos significativos.
os estudos comportamentais dos alunos.
os treinamentos para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.
Paraná reduz violência revistando estudantes
Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)
Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...
Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de
regras disciplinares elaboradas por especialistas em criminalidade.
regras disciplinares construídas em conjunto com os alunos.
propostas político-pedagógicas que trabalhem o cotidiano em toda a sua complexidade.
colaboração dos pais, para que eles passem a se responsabilizar pela disciplina na escola.
ajuda da segurança escolar, sempre que os alunos não respeitarem os professores ou a equipe da escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.
Um currículo estruturado com base em atividades de repetição e memorização fundamenta-se na concepção empresarial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...