Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada
ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino.
ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar.
à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.
Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.
A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.
A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno
A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.
Crime contra Índio Pataxó comove o país
... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania
exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.
pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.
impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.
necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.
Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e
em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.
das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.
dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.
a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.
Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...
Diante disso, é correto afirmar que
é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.
a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.
as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.
é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.
Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.
Participação, nesta concepção de planejamento, inclui
distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.
escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.
decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.
coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.
decisão sempre coletiva e consensual.
Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...
Na organização do trabalho escolar,
as questões da discriminação e do preconceito racial são orientadas, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a serem trabalhadas como atividade extraclasse.
a função seletiva da escola não interfere no processo ensino-aprendizado, uma vez que cada aluno apresenta biologicamente capacidade intelectual diferenciada.
a origem étnica é um dos conteúdos que está presente no projeto curricular da maioria das escolas públicas e privadas.
a prática educativa oferece aos alunos, brancos e negros, oportunidades diferentes para se sentirem aceitos, respeitados e positivamente participantes da sociedade brasileira.
o melhor encaminhamento para resolver os conflitos étnicos, segundo o ECA, é chamar um especialista para discutir o assunto na escola e, após, comunicar o caso ao Conselho Tutelar.
Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:
I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;
II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;
III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).
A opção CORRETA é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...