Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

  • A.

    ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

  • B.

    à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino.

  • C.

    ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar.

  • D.

    à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.

  • B.

    A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.

  • C.

    A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno

  • D.

    A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.

Crime contra Índio Pataxó comove o país

 ... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania

  • A.

    exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.

  • B.

    pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

  • C.

    requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.

  • D.

    impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.

  • E.

    necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.

Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e

  • A.

    em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.

  • B.

    das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • C.

    a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.

  • D.

    dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.

  • E.

    a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...

Diante disso, é correto afirmar que

  • A.

    é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.

  • B.

    a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.

  • C.

    as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.

  • D.

    uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.

  • E.

    é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.

Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.

Participação, nesta concepção de planejamento, inclui

  • A.

    distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.

  • B.

    escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.

  • C.

    decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.

  • D.

    coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.

  • E.

    decisão sempre coletiva e consensual.

Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...

Na organização do trabalho escolar,

  • A.

    as questões da discriminação e do preconceito racial são orientadas, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a serem trabalhadas como atividade extraclasse.

  • B.

    a função seletiva da escola não interfere no processo ensino-aprendizado, uma vez que cada aluno apresenta biologicamente capacidade intelectual diferenciada.

  • C.

    a origem étnica é um dos conteúdos que está presente no projeto curricular da maioria das escolas públicas e privadas.

  • D.

    a prática educativa oferece aos alunos, brancos e negros, oportunidades diferentes para se sentirem aceitos, respeitados e positivamente participantes da sociedade brasileira.

  • E.

    o melhor encaminhamento para resolver os conflitos étnicos, segundo o ECA, é chamar um especialista para discutir o assunto na escola e, após, comunicar o caso ao Conselho Tutelar.

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

  • A. Apenas o item I é verdadeiro.
  • B. Apenas o item II é verdadeiro.
  • C. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • D. São verdadeiros os itens I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...