Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:
promover as condições e os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;
garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos;
promover a participação das pessoas no trabalho escolar, além de avaliar e acompanhar essa participação;
criar um ambiente propício à participação plena no processo social escolar dos profissionais, alunos e seus pais;
estimular os governantes a participar nas ações coletivas destinadas a atender aos alunos carentes das comunidades vizinhas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Os sistemas municipais de ensino compreendem:
As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.
As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve
identificar as necessidades da escola, diagnosticar a origem dos recursos e aplicá-los de forma isolada, atendendo suas prioridades e prestando contas aos chefes imediatos.
fazer o levantamento de dados junto à comunidade escolar, registrar todas as etapas da gestão financeira, fazer uma prestação de contas transparente e consubstanciada.
contratar uma empresa terceirizada que possa elaborar o plano de gestão financeira, participar da execução do plano e fazer a prestação de contas documentada.
identificar a origem dos recursos, distribuí-los para que cada setor da instituição possa administrá-lo, coletar a documentação de gastos e fazer a prestação de contas.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
O atendimento educacional oferecido desde o nascimento até os três anos de idade é chamado de estimulação precoce.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado, se bem elaboradas, podem substituir a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...