Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da figura acima e considerando os princípios básicos e a função social da alfabetização, julgue os itens a seguir.
Para se tornar alfabetizado, o indivíduo precisa, no mínimo, de adquirir a tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.
A responsabilidade é uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização de tarefas, a responsabilidade final é de quem coordena o trabalho.
A autoridade é um exercício de poder investido pelo coordenador para coordenar as medidas impostas por ele à comunidade escolar, neste sentido ela deve ser centralizada para fiscalizar as ações da equipe.
Decisão está atrelada ao princípio da autoridade. É a forma de selecionar a medida mais adequada às situações concretas.
Disciplina significa incorporar algumas regras que o indivíduo tenha como necessárias para a convivência social e impô-las aos outros participantes do grupo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
A análise de planos de desenvolvimento socioeconômicos de curto e de médio prazos da região a ser estudada é um dos objetivos do momento de aproximação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A dimensão democrática do planejamento participativo não elimina a necessidade de uma coordenação que realize o papel de liderança.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria tradicional de currículo.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O termo necessidades educacionais especiais é utilizado para orientar a ação escolar de acordo com as características individuais dos alunos, promovendo a interação social e a aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Camila recebeu uma avó que estava procurando vaga para seu neto, de 10 anos de idade, recém-chegado do norte, onde morava apenas com a mãe, que veio a falecer. A avó trazia consigo apenas a certidão de nascimento da criança e não sabia dar informações sobre a escolaridade anterior do garoto.
A auxiliar de educação, nesse caso, deve
informar que não poderá efetivar a matrícula do aluno, por falta de documentos.
matricular a criança na primeira série do Ensino Fundamental, por não ter comprovação de escolaridade anterior.
agendar, juntamente ao seu superior imediato, uma avaliação que defina o grau de conhecimento da criança, para efetivar a matrícula na série adequada.
pedir para que a avó retorne à escola quando estiver de posse do histórico escolar da criança.
encaminhar o caso ao Conselho Tutelar da região, uma vez que criança não pode ficar sem escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A prática de gestão e da direção participativas converge para a elaboração e execução do projeto pedagógico-curricular e a assunção de responsabilidades de forma cooperativa e solidária. Acerca desse tema, assinale o opção correta.
A gestão democrática fica restrita ao discurso da participação e às suas formas externas, como eleições, assembléias e reuniões. Dessa forma, ela está livre de servir à manipulação e ao controle do comportamento das pessoas.
A autonomia é a razão de ser do projeto pedagógicocurricular; por meio dela, existe a independência relativa do poder central. Com isso, a escola pode traçar seu próprio caminho, envolvendo toda a comunidade escolar como coresponsável pelo êxito da instituição.
As relações autoritárias proporcionarão o andamento do processo e o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos no projeto pedagógico da escola.
No espaço escolar; o desenvolvimento da profissionalidade deve estar acima da organização e da gestão do trabalho coletivo, pois dirigir uma escola significa conhecer bem seu estado real.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
Como são instrumentos exclusivos de uma pesquisa tradicional, a observação clínica e os questionários estruturados devem ser abandonados pelo pesquisador participante.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do currículo, é correto afirmar que
deve ser neutro, de forma a evitar que interesses do sistema interfiram no processo educativo.
deve possuir parte comum e parte diversificada para contemplar os aspectos sociais, formativos e culturais da realidade educacional.
deve centrar-se apenas na dimensão político-pedagógica da instituição de ensino.
é concebido como um manual do fazer educativo na instituição de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...