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O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão e à organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva emancipadora da educação, assinale a opção correta.
Cabe à escola a construção do projeto político-pedagógico, coletivamente, fundamentado em uma concepção de sociedade, educação e escola que vise à libertação humana.
A escola, como instituição histórica e socialmente construída, não tem a função de propiciar uma organização de trabalho pedagógico fundamentada nos princípios democráticos.
Cabe à escola propiciar a estruturação de novas formas de organização de trabalho por meio do projeto políticopedagógico, construído de forma individual pelos diversos segmentos.
A escola deve propiciar a construção do projeto políticopedagógico de acordo com os conteúdos curriculares preestabelecidos pelo sistema de ensino e as necessidades da direção escolar.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:
Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.
Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:
Ler o texto em voz alta para a turma reproduzindo exatamente a forma como a criança escreveu e chamando a atenção para os erros ortográficos, a fim de que todos percebam os desvios e aprendam a forma correta de grafar as palavras de acordo com a língua padrão.
Após ter marcado os erros ortográficos, chamar o aluno para conversar com ele sobre os problemas de escrita e pedir-lhe que faça uma cópia de seu texto sem os problemas originais.
Tendo em vista que chamar o aluno para lhe mostrar os erros e corrigir seu texto coletivamente, diante da turma, seria uma situação constrangedora para a criança, o mais correto seria chamar a orientadora educacional e encaminhar a criança a um atendimento fonoaudiológico, pois, pode-se perceber pelos desvios de seu texto que ela apresenta dislexia.
A professora deve ler o texto em voz alta para a turma, respeitando seu conteúdo, mas evitando reproduzir os erros ortográficos e as variações dialetais, que serão corrigidos em momento oportuno.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino da matemática, é correto afirmar que
não é necessário que a organização das estruturas matemáticas, na seqüência curricular, corresponda ao nível de desenvolvimento das estruturas operatórias da inteligência em cada grupo de alunos.
essa disciplina constitui, somente de forma secundária, um meio de interação entre pessoas. As atitudes, os valores e os sentimentos são levados em consideração mais pelas ciências das humanidades.
as informações abstratas, em um primeiro momento, devem ser transmitidas verbalmente, "logicamente" pelo professor, e posteriormente vivenciadas pelos alunos.
essa disciplina lida com as conexões estruturais efetivas entre conceitos ligados às idéias de número e de forma, ao mesmo tempo que suas aplicações a problemas, tais como são postos na realidade.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é
introduzir o indivíduo na literatura e na arte.
compreender a finalidade da escrita.
universalizar o entendimento das pessoas a respeito de um dado saber ou pensamento.
entender as convenções sociais de maneira linear, pelo estudo da gramática.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.
A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.
Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:
o conteúdo específico da disciplina;
as atividades envolvendo experiências de vida;
a seleção de recursos adequados à disciplina;
as atividades de campo;
a avaliação do conteúdo da disciplina.
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