Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária.
Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.
A educação moderna deve despertar, no educando, uma postura crítica e criadora.
Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.
Esta representação
inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.
exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.
necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.
não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.
exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.
Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:
acompanhar a aprendizagem, rastreando os avanços e os pontos críticos;
medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos;
estruturar o processo educativo, visando classificar os alunos em bons e maus;
agrupar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam;
dar um sentido específico à escola, sendo usada apenas para agrupar os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica abrange estudantes das redes pública e privada do país, em áreas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.
Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.
A educação deve ocorrer apenas em instituições educacionais, sem alargar suas fronteiras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da atenção à saúde do adolescente que está no atendimento socioeducativo, julgue os itens seguintes.
I Deve-se assegurar que as ações de prevenção ao uso/abuso de drogas sejam realizadas por profissionais militares durante o período de internação, privilegiando-se ações de promoção da abstinência total da substância psicoativa com base na concepção de tolerância zero.
II Deve ser garantido aos adolescentes com transtornos mentais o acesso a tratamento de qualidade, preferencialmente, na rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental, como os centros de convivência e os centros de atenção psicossocial.
III Deve-se assegurar aos adolescentes que estão cumprindo medida em meio fechado que recebam a visita do(s) filho(s), a fim de preservar os vínculos afetivos e que sejam desenvolvidas práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes e dos seus parceiros.
IV Deve-se assegurar que os adolescentes com suspeita de uso de drogas sejam mantidos afastados do convívio dos demais adolescentes, durante o período de internação, para impedir influência negativa e propagação do uso de drogas na unidade.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.
Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:
aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa;
selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos;
realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo;
observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo;
reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...