Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve
I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos.
II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural.
III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos.
IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
No estágio pré-operatório da teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação às bases psicológicas de aprendizagem.
Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de reforços positivos para facilitar a aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.
O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. Analise:
I. A reunião de Conselho de Classe não possibilita aos pais levantarem dificuldades encontradas na organização do trabalho pedagógico.
II. Ao se reunir, o Colegiado Escolar permite aos seus vários membros explicitarem as dúvidas que têm em relação ao trabalho escolar.
III. A realização do Conselho de Escola estimula os pais a proporem formas de ajudar a escola a resolver alguns de seus problemas.
IV. O Colegiado Escolar só existe enquanto está reunido. Ninguém tem autoridade especial fora do colegiado.
V. O Colegiado Escolar delibera quando, pelo consenso de seus membros, toma a decisão final sobre determinado assunto ou problema.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV, V
I, II e III
II, III, IV e V
I, III, IV e V
IV e V
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real - que se costuma determinar pela capacidade de solução independente de problemas - e o nível de desenvolvimento potencial - determinado pela capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais eficazes. O conceito de ZDP foi criado por
Vigotsky.
Wallon.
Piaget.
Skinner.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
Se apresentarmos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe (...) é preciso acrescentar que é necessário que ele seja possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
Considerando-se as afirmações acima, é correto afirmar que a utopia é
entendida como um ideal irrealizável, pois nem sempre o necessário é possível ou alcançável.
entendida como algo impossível de ser alcançado por ser um sonho ou uma fantasia que o ser humano elabora para conseguir sobreviver diante de sua realidade.
compreendida como um ideal ainda não realizado, mas que é possível realizar a partir do confronto do que se tem com o que se quer e com o que se precisa construir.
vista como algo desejado e necessário, mas que não é possível construir pelas condições concretas em que se vive.
ideal que pode e deve ser realizado, mas que para o atingir são necessárias condições financeiras, competência técnica e metas realistas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...