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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As diferentes funções do conselho escolar incluem a função
mobilizadora, quando o conselho promove a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local.
deliberativa, quando o conselho tem caráter de assessoramento às unidades escolares.
fiscal, quando o conselho elabora as normas internas da escola em seus aspectos pedagógico, administrativo e financeiro.
consultiva, quando o conselho acompanha a execução das ações e garante o cumprimento das normas da escola.
Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.
Em 1971, foi instituída a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei n.º 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princípios norteadores foi o da profissionalização do ensino de 2.º grau, compreendida como mecanismo de contenção da demanda pelo ensino superior.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
São muitos os desafios atuais da educação brasileira, entre eles a realização da cidadania, a oferta de educação de qualidade e a superação das desigualdades. Nesse sentido, as responsabilidades da educação escolar contemporânea incluem
a atuação como agente de mudanças, o trabalho com a tradição e os valores e a preparação de cidadãos capazes de transformar a sociedade.
o estabelecimento de relações entre pessoas e idéias, o desenvolvimento do cumprimento de regras e o trabalho com o respeito às tradições.
a formação de indivíduos competitivos, que sigam as regras do mercado de trabalho, e o fortalecimento do liberalismo.
o incentivo à formação individualista e a capacitação para o exercício profissional e para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo.
Para Piaget, a criança que se encontra no pensamento egocêntrico, está no estágio:
sensório-motor;
simbólico;
operacional concreto;
operacional – formal;
operacional abstrato.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
A melhor forma de avaliar a leitura dos alunos é indicar um mesmo livro para toda a turma e, depois de um certo prazo, aplicar uma prova objetiva com questões a respeito do conteúdo do livro lido, como parte da avaliação.
Os Sistemas de Avaliação da educação se tornaram, nos últimos 20 anos, uma realidade consolidada no Brasil. Hoje, além dos sistemas nacionais, 14 estados avaliam as redes públicas de ensino.
No entanto, segundo críticos destes sistemas, estas avaliações apesar de fornecerem ampla radiografia da realidade escolar,
não conseguem, científica e estatisticamente, quantificar o desempenho escolar.
não incorporam questionários para conhecer os dados sociais dos estudantes.
utilizam metodologias tradicionais, não reconhecendo o trabalho de escolas progressistas.
precisam melhorar sua qualidade de instrumentos de avaliação.
não cumprem seu principal papel, que é o de subsidiar as políticas públicas.
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