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Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.
1. Deficiência Física
2. Deficiência Mental
3. Deficiência Auditiva
4. Deficiência Visual
5. Deficiências Múltiplas
( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.
( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.
( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.
( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.
( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Ao selecionar livros para leitura de crianças, o professor deve privilegiar aqueles que apresentem predomínio da intenção pedagógica, que procurem transmitir ao leitor informações convencionais ou práticas, que tenham um fim utilitário, e não apenas lúdico ou estético.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que seja assegurado o direito de cidadania ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a entidade e(ou) programa de atendimento deve garantir-lhe o acesso aos demais direitos. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
Os adolescentes com deficiência têm direito à inserção em atividades profissionalizantes e à inclusão no mercado de trabalho.
A estrutura dos grandes complexos e centros de internação possibilita a garantia de um melhor acompanhamento do adolescente e sua inserção social, amenizando os efeitos danosos da privação de liberdade, como a baixa auto-estima.
O SINASE considera que unidade é o espaço arquitetônico que unifica, concentra e integra o atendimento ao adolescente e, de acordo com a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cada unidade deve ter no máximo quarenta adolescentes.
Entidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo são obrigadas a oferecer e garantir o acesso aos programas públicos e comunitários, tais como escolarização formal, atendimento de saúde na rede pública, assistência religiosa, entre outros.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:
ter a vontade de corrigir a desigualdade das situações e das oportunidades.
unir motivação, objetivos estratégicos e memória cultural para participar do mundo técnico e mercantil.
unir a formação para a cidadania e a transmissão competente de conhecimentos básicos e preparar os indivíduos para os vestibulares.
atribuir importância central à diversidade histórica e cultural e ao reconhecimento do outro e a todas as formas de comunicação intercultural.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Em sua vasta produção para crianças, Monteiro Lobato mudou radicalmente o ponto de vista da narrativa brasileira do período. A criança passou ao centro da narrativa realmente como criança, passando a ser personagem principal e não apenas um futuro adulto que precisava ser moldado, educado, domesticado. A criatividade, a esperteza, a traquinagem, a fantasia e o universo lúdico infantil foram privilegiados. Há também, na literatura infantil de Monteiro Lobato, o resgate e a reelaboração dos mitos e lendas brasileiros, bem como a incorporação transformada e adaptada das narrativas tradicionais da cultura universal.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta.
Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar.
Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA.
Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico.
Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:
determinista, mecanicista, maiêutica, reducionista.
determinista, mecanicista, formalista, reducionista.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação em saúde, que é de fundamental importância para o campo do sanitarismo, julgue os próximos itens.
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem consiste, prioritariamente, em preparar o indivíduo moral e intelectualmente para assumir sua posição na sociedade, relevando-se o quotidiano para o plano secundário.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta.
A medida socioeducativa de privação de liberdade deve ser aplicada pelo maior tempo possível, até que o adolescente esteja completamente recuperado, mediante comprovação médica.
A percepção do adolescente como pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, sujeito de direitos, vem sendo priorizada desde o Código de Menores.
O ECA dispõe de normas que responsabilizam o agente e a administração, em caso de posturas autoritárias e contrárias à lei.
De acordo com o SINASE, na aplicação da medida ao adolescente em situações de elevado risco é possível utilizar a interpretação equivalente ao tratamento dispensado à pessoa adulta.
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