Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.
A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações.
O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades.
A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças.
O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entendese por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.
Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação.
Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas.
Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada.
Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.
As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem
orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.
comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.
facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.
identificar a missão da instituição escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.
Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.
Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.
Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.
A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.
Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...