Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações.

  • B.

    O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades.

  • C.

    A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças.

  • D.

    O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entendese por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.

  • A.

    Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação.

  • B.

    Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas.

  • C.

    Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada.

  • D.

    Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem

  • A.

    orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.

  • B.

    comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.

  • C.

    facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.

  • D.

    identificar a missão da instituição escolar.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.

  • A.

    Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.

  • B.

    Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.

  • C.

    A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.

  • D.

    Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...