Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.
Os professores necessitam desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os outros membros da comunidade escolar, participando ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão.
A reflexão isolada por meio do domínio da informação e dos conteúdos necessários a sua ação pedagógica é uma das qualidades necessárias para a prática da gestão democráticoparticipativa.
A prática de gestão democrático-participativa requer o desenvolvimento de capacidades e habilidades de liderança.
Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula é um dos requisitos para o exercício da gestão democráticoparticipativa.
Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.
Para garantir a interdisciplinaridade do processo pedagógico, a escola deve escolher um tema único para ser trabalhado pelos professores individualmente em suas disciplinas.
Para a eficácia do trabalho interdisciplinar, as especificidades de cada área de conhecimento devem ser abandonadas.
A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do conhecimento e os problemas advindos dessa forma de organização do trabalho pedagógico.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
Assinale a opção correta sobre a EJA.
Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças.
O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes.
A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos.
O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.
As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.
A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.
Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.
A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.
A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.
A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.
A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.
As finalidades da educação infantil incluem o favorecimento do desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando-se a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos; a compensação das desigualdades sociais e culturais; e a preparação para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A escola de educação infantil deve preparar para a educação básica e, por isso, deve priorizar os conteúdos escolares, centralizando sua metodologia sobretudo no trabalho em folhas de papel.
Na pré-escola, deve-se incorporar as práticas das boas creches, considerando-se educativas todas as situações escolares e enfatizando-se o trabalho e os jogos em pequenos grupos, igorando-se as atividades de escolarização.
A escola infantil deve contribuir de maneira eficaz para a compensação das diferenças socioculturais quando as crianças são pequenas, ajudando, com isso, na prevenção de possíveis dificuldades no decorrer da escola obrigatória e da vida adulta.
O desenvolvimento pode ser considerado como uma expansão automática de potencialidades e, por isso, a escola infantil deve proporcionar o exercício de habilidades, estratégias, atitudes e conceitos que auxiliarão no desenvolvimentos dessas potencialidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...