Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.
Não cabe à escola ou ao professor discutir as implicações políticas e ideológicas referentes à luta entre classes dominantes e às populações menos favorecidas.
Na escola, os conteúdos curriculares devem ser o foco das atividades de ensino, não importando a experiência social que os alunos têm como indivíduos.
Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão transformando-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
Na escola, a grande tarefa do sujeito que pensa certo (o professor) é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro (o aluno) a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
O planejamento participativo requer um elemento de coordenação, mesmo tendo um caráter essencialmente democrático.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na educação infantil, aprender matemática por meio de brincadeiras é uma ação que se fundamenta no reconhecimento de que as atividades corporais podem contribuir para aquisição dos conceitos matemáticos. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.
I Piaget realça a importância dos aspectos corporais na formação da imagem mental.
II Freinet incluía os aspectos corporais, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio das aulas-passeios.
III Para Wallon, antes do aparecimento da fala, a criança se comunica com a linguagem corporal.
IV Brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, tempo, força e altura, entre outras grandezas.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a certeza.
II. Essa nova cultura profissional não implica uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares.
III. o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
IV. A necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor.
V. O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento.
VI. A mudança do sistema deve partir do professor e de uma nova concepção do seu papel.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A formação continuada dos profissionais da escola
consiste na certificação profissional para o exercício da docência.
independe da política da instituição escolar e de seu projeto pedagógico.
consiste na atualização permanente do profissional visando à transformação da realidade.
compreende atividades de estudo e pesquisa independentes da experiência docente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
A separação das etapas de elaboração e de implementação do currículo como momentos independentes é a característica essencial da perspectiva eficientista.
A coordenação pedagógica deverá ser capacitada em três dimensões básicas da formação humana, a saber:
A Internet e os demais meios de comunicação virtual revolucionaram o acesso à informação em saúde. Acerca desses meios de comunicação, julgue os próximos itens.
O ensino a distância já é utilizado em diversos programas do MS em conjunto com o Ministério da Educação. Um exemplo é o programa de controle do tabagismo, que é direcionado principalmente à população de baixa renda e escolaridade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
O processo de desenvolvimento do ser humano é contínuo e dividido em períodos, sendo a velhice um deles.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da discussão dos métodos tradicionais de ensino da leitura, assinale a opção incorreta.
O método sintético insiste, fundamentalmente, na correspondência entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia.
Sob a influência da lingüística desenvolve-se o método fonético, que consiste em iniciar o processo pelo fonema, associando-o à sua representação gráfica.
O método sintético estabelece a correspondência a partir de elementos mínimos, em um processo que consiste em ir do todo para as partes.
Segundo o método analítico, a ação prévia é o reconhecimento global das palavras ou das orações; a análise dos componentes é uma tarefa posterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...