Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
Para o sucesso do planejamento de caráter participativo, os grupos devem ser formados homogeneamente, sem a participação de muitas pessoas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ainda com relação ao livro didático, assinale a opção que aponta a atitude mais adequada a ser tomada por um professor ao lidar com um livro que apresenta informações equivocadas no ensino de ciências.
Utilizar a informação equivocada de maneira a estimular a confirmação ou a refutação da explicação, promovendo, assim, o espírito investigativo em suas aulas.
Repassar aos alunos o conteúdo do livro didático, já que não é possível refutar ou duvidar das suas explicações, mesmo que equivocadas, pois a escola não possui laboratório experimental adequado.
Descartar o livro e apresentar o tema no quadro.
Questionar o conteúdo do livro, mas somente se ele tiver outro livro que contraponha o primeiro.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na organização do trabalho pedagógico, a escola pública da atualidade deve promover
o desenvolvimento de projetos independentes do contexto sociocultural da comunidade local.
a avaliação permanente do trabalho didático-pedagógico em um processo de ação-reflexão-ação.
reuniões com a prefeitura do município para identificar os problemas da comunidade local.
a execução de projeto político-pedagógico elaborado pela secretaria de educação local.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
O currículo oculto é conseqüência da história de vida dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento.
As relações humanas acontecem em decorrência do processo de interação. Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, interações e sentimentos recomendados, em busca de:
Comunicação.
Cooperação.
Respeito.
Amizade.
Todas as alternativas anteriores complementam o enunciado.
A Internet e os demais meios de comunicação virtual revolucionaram o acesso à informação em saúde. Acerca desses meios de comunicação, julgue os próximos itens.
A educação a distância, apesar de ainda não implantada, é uma das futuras metas para a formação de conselheiros nacionais na área de saúde.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
A criança mobiliza os conhecimentos por ela já adquiridos para realizar novas aprendizagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.
O método é responsável pela aquisição da aprendizagem.
A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito.
O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças.
A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...