Questões de Pedagogia

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O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

  • A.

    oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira.

  • B.

    oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.

  • C.

    garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas.

  • D.

    proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira.

  • E.

    possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês.

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

  • A.

    método inspirado no pragmatismo que visa à solução de problemas concretos.

  • B.

    percurso singular que procura estabelecer conexões entre diferentes tipos de informação e fenômenos.

  • C.

    desenvolvimento de unidades didáticas fundadas na seleção de conteúdos preestabelecidos.

  • D.

    metodologia de ensino centrada nas atividades, baseada nos pressupostos escolanovistas.

  • E.

    seqüência estável de passos em torno de um tema vinculado a uma tipologia de informação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:

1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.

2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.

3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.

4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).

O correto está em:

  • A.

    1, 2 e 4, somente.

  • B.

    1 e 4, somente.

  • C.

    2 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:

  • A. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo.
  • B. Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania.
  • C. Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia.
  • D. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva.
  • E. Situar a visão de homem e de mundo.

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal

  • A.

    concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso.

  • B.

    explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro.

  • C.

    defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua.

  • D.

    deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico.

  • E.

    pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua.

A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?

A resposta correta da pergunta acima é:

  • A.

    Não. O ensino de língua inglesa deve concentrar-se nos costumes e valores dos países nos quais a língua inglesa é primeira língua.

  • B.

    Sim, mas deve ocorrer nas séries em que os alunos já têm conhecimento básico de língua inglesa.

  • C.

    Não, porque essa noção representa uma ideologia imperialista, não mais adotada na educação atualmente.

  • D.

    Sim. Esse trabalho pode desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.

  • E.

    Talvez. O professor é quem deve avaliar se seus alunos têm a competência lingüística para esse aprendizado.

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

  • A.

    integração entre as disciplinas tendo em vista uma ampliação da especialização e o aprofundamento de conhecimentos próprios de cada campo.

  • B.

    identificação de aproximação de conceitos entre disciplinas com enfoques diferenciados, segundo metodologias específicas.

  • C.

    criação de disciplinas a partir da junção de áreas do conhecimento que possuem afinidade epistemológica.

  • D.

    concepção de pesquisa compartilhada por várias disciplinas, acompanhada por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares.

  • E.

    estabelecimento de uma rede de comunicação entre disciplinas para que haja troca recíproca de informações.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações  da  educação  com  o  contexto  econômico  estão  se  processando  em  função  da  globalização  da  economia,  que  exige  modificações  no  sistema  educacional.  Sobre  a  educação  na  perspectiva  neoliberal é correto afirmar

1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo  para  a  transformação  social,  por  meio  de  uma  prática  criativa,  participativa,  dialógica  e  conscientizadora.

 
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume  a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao  sistema produtivo.

 
3-  A  escola  tem  a  função  política  de  democratizar  o  ensino,  com  vistas  a  uma  sociedade  democrática  e  igualitária,  cujo  projeto  político  visa  à  transformação  social  e  à  defesa  da  educação pública popular.

 
4-  A  concepção  de  autonomia  está  vinculada  à  da  livre  iniciativa,  livre  escolha  e  à  idéia  de  competitividade.

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

As relações intersubjetivas que ocorrem no mundo do trabalho são o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças tradicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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