Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes
oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira.
oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.
garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas.
proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira.
possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês.
A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):
método inspirado no pragmatismo que visa à solução de problemas concretos.
percurso singular que procura estabelecer conexões entre diferentes tipos de informação e fenômenos.
desenvolvimento de unidades didáticas fundadas na seleção de conteúdos preestabelecidos.
metodologia de ensino centrada nas atividades, baseada nos pressupostos escolanovistas.
seqüência estável de passos em torno de um tema vinculado a uma tipologia de informação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:
1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.
2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.
3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.
4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).
O correto está em:
1, 2 e 4, somente.
1 e 4, somente.
2 e 3, somente
2 e 3, somente
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal
concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso.
explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro.
defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua.
deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico.
pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua.
A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?
A resposta correta da pergunta acima é:
Não. O ensino de língua inglesa deve concentrar-se nos costumes e valores dos países nos quais a língua inglesa é primeira língua.
Sim, mas deve ocorrer nas séries em que os alunos já têm conhecimento básico de língua inglesa.
Não, porque essa noção representa uma ideologia imperialista, não mais adotada na educação atualmente.
Sim. Esse trabalho pode desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.
Talvez. O professor é quem deve avaliar se seus alunos têm a competência lingüística para esse aprendizado.
Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):
integração entre as disciplinas tendo em vista uma ampliação da especialização e o aprofundamento de conhecimentos próprios de cada campo.
identificação de aproximação de conceitos entre disciplinas com enfoques diferenciados, segundo metodologias específicas.
criação de disciplinas a partir da junção de áreas do conhecimento que possuem afinidade epistemológica.
concepção de pesquisa compartilhada por várias disciplinas, acompanhada por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares.
estabelecimento de uma rede de comunicação entre disciplinas para que haja troca recíproca de informações.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia, que exige modificações no sistema educacional. Sobre a educação na perspectiva neoliberal é correto afirmar
1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao sistema produtivo.
3- A escola tem a função política de democratizar o ensino, com vistas a uma sociedade democrática e igualitária, cujo projeto político visa à transformação social e à defesa da educação pública popular.
4- A concepção de autonomia está vinculada à da livre iniciativa, livre escolha e à idéia de competitividade.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
As relações intersubjetivas que ocorrem no mundo do trabalho são o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças tradicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...