Questões de Pedagogia

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Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

  • A. orientador e disciplinador, para que o trabalho seja produtivo
  • B. mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento
  • C. protetor amoroso, substituindo a família na escola.
  • D. transmissor de conhecimentos socialmente construídos
  • E. coordenador de ações educativas direcionadas para a alfabetização

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  • A.

    os parasitas e seus vetores.

  • B.

    a manutenção da saúde.

  • C.

    os ciclos das doenças.

  • D.

    as doenças endêmicas regionais.

  • E.

    a importância da medicina alternativa.

A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?

  • A.

    Aceitar o minhocário, porém deixar num canto por não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas para ensinar às crianças

  • B.

    Aceitar o minhocário e trabalhar observando e pesquisando com as crianças, apesar de não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas

  • C.

    Aceitar, mas deixar só para enfeitar a sala, pois é melhor trabalhar com cães e gatos que são mais interessantes e as crianças gostam mais.

  • D.

    Não aceitar, pois a expectativa dos responsáveis na pré-escola é de um trabalho voltado para a leitura, escrita e raciocínio lógico

  • E.

    Não aceitar, por não ter tempo para ir a bibliotecas para pesquisar e estudar em livros científicos a respeito de minhocas

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

  • A.

    Liberal Renovada Progressivista

  • B.

    Progressista Libertadora

  • C.

    Progressista Libertária

  • D.

    Liberal renovada não–diretiva

  • E.

    Progressista Crítico-social dos Conteúdos

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de qualquer planejamento educacional — das políticas educacionais à aula — abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  • A.

    considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.

  • B.

    verifique a validade das propostas e projetos governamentais.

  • C.

    valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.

  • D.

    analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.

  • E.

    reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

  • A.

    focalizar o trabalho em atividades significativas e motivadoras que desenvolvam as funções perceptoneurológicas

  • B.

    trabalhar mais sistematicamente com a cópia de bons modelos, para que a criança vá se familiarizando com o sistema

  • C.

    investir nas atividades de correção da produção infantil para que ela vá comparando sua escrita com o modelo convencional.

  • D.

    enfatizar a importância do treinamento motor, tanto em salas de aula como no pátio, para o aprendizado da escrita e da leitura.

  • E.

    enfatizar atividades que envolvam a reflexão da criança sobre o sistema e a mobilização de seus conhecimentos prévios

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A perspectiva tradicional de elaboração curricular concebe a escolarização como uma forma produtiva que constrói e define a subjetividade humana mediante o repertório de ideologias e práticas que incorpora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.

  • A.

    Escolha do conteúdo programático pelo educador; desenvolvimento da consciência crítica através da narrativa de conteúdos.

  • B.

    Integração dos marginalizados por meio de seu ajustamento ao tecido social; ações pedagógicas humanitaristas.

  • C.

    Ordenação lógica de conteúdos para melhor assimilação; seleção de conteúdos de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.

  • D.

    Superação da contradição educador-educandos; problematização dos conteúdos e relação dialógica com o conhecimento.

  • E.

    Práxis transformadora através da comunicação vertical entre educadores e educandos; inclusão da ética como tema transversal.

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