Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
O planejamento da construção dos canteiros é um assunto adequado ao ensino da geometria.
Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.
Oliveira, 2002.
Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:
físico externo, as atividades dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno, as atividades livres e dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a proposta pedagógica.
físico interno e externo, as atividades livres e dirigidas e a maneira de se relacionar com a criança.
físico interno e externo, as atividades de artes e de leitura e a maneira de se relacionar com a criança.
das salas de aula e de leitura, o contato com a direção da escola e a maneira de se relacionar com a criança.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos: 1- Vivências dos alunos; 2- Temas geradores; 3- Problematização; 4- Conscientização; 5- Ação política. Essa proposta pedagógica é denominada:
Pedagogia da escola nova.
Pedagogia tradicional.
Pedagogia libertadora.
Pedagogia pós-moderna.
Pedagogia tecnicista.
Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
O laboratório não necessita ser equipado com trenas, obrigatoriamente, para avaliar a estatura dos alunos.
Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:
permite o controle eficiente do desenvolvimento dos bebês.
auxilia na internalização de limites pelos pequenos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:
no período colonial, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova contribuiu para reorientar as práticas pedagógicas.
no Brasil Império, a escolarização era coordenada pelos jesuítas, com o objetivo de disseminar a religião católica pela fé e pela instrução, em todos os níveis de ensino.
no período imperial, liberais e cientificistas defendiam a reforma da educação, tendo em vista a interdisciplinaridade.
a colonização portuguesa investiu no ensino acadêmico e propedêutico, em detrimento da educação básica.
A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.
I - A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.
II - A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.
III - A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.
IV - Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.
V - A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.
Assinale a opção correta
Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
Em laboratórios escolares, durante a reciclagem de papel e fabricação de papel machê, os alunos devem, eles mesmos, adicionar 10 mL de formol para cada litro da mistura de água e papel triturado, para que o papel não mofe.
Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):
importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte.
relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades.
inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares.
despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças.
desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos.
Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que
I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II - desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.
IV - desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V - processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.
Assinale a opção correta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...