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Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:
socializada e inconsciente.
limitada e transversal.
egocêntrica e socializada.
coletiva e individual.
inconsciente e consciente.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.
A formulação da proposta pedagógica é uma prática educativa de caráter formativo.
A proposta pedagógica expressa o grau de autonomia da equipe escolar.
É de responsabilidade do diretor da escola elaborar a proposta pedagógica e submetê-la à aprovação de seus superiores.
Na proposta pedagógica, devem constar objetivos bem definidos e embasados em diagnóstico prévio.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
Na perspectiva emancipadora de currículo, o conteúdo é considerado uma construção social e o professor é o mediador entre os saberes historicamente produzidos e a experiência trazida pelo aluno.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:
interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.
elaboração das normas morais pela consciência.
consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.
atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.
respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:
dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.
possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.
permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.
regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.
está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.
A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traçado, a equipe definiu os objetivos, a política e a organização da ação. Os trechos abaixo foram extraídos do plano.
I – Promover o encerramento do ano letivo com a participação das famílias dos discentes, a fim de aprofundar a interação família-escola.
II – Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que serão encaminhados aos familiares com uma semana de antecedência.
III – Realizar ampla divulgação das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicação, de acordo com os destinatários.
Assinale a opção que classifica corretamente um destes trechos do plano.
O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se
delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.
apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.
realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.
desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.
fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
Quando se trata da concepção de currículo oculto, admite-se a possibilidade de que a história de vida dos atores envolvidos no processo de construção de saberes influencie no currículo formal.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:
uma forma de comportamento natural e inato, que tem propriedades e leis específicas encontradas no pensamento e na fala.
produto de uma construção cultural internalizada pelos indivíduos a partir de suas relações com o universo de significados que ordena o real em categorias.
resultado da sucessão linear e unívoca de estágios em que ocorre a formação de elementos complexos e a combinação lingüística com base na similaridade.
conexão entre imagens mentais e símbolos lingüísticos que se formam de acordo com as propriedades naturais do sistema nervoso.
conseqüência de um sistema funcional localizado em pontos específicos do cérebro que são encarregados das interações sociais.
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