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Questões de 11 a 20 = Didática.
NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:
uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;
um conjunto de objetivos concretos e realistas;
um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;
a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.
Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.
O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.
A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.
Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.
Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.
O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia.
Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação.
Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade.
Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar.
Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:
I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.
II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.
III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.
IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.
V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.
Questões de 11 a 20 = Didática.
O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:
A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;
Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;
um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;
Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.
A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.
Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.
O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.
Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):
dimensão política, para ser mobilizada, necessita do exercício da prática sindical.
dimensão ética é chamada de fundante, porque princípios éticos guiam as outras dimensões.
dimensão técnica é determinada pela formação inicial do professor.
dimensão estética se relaciona com a capacidade de educação do olhar.
docente mobiliza uma dessas dimensões, para cada ação da melhor qualidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.
Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?
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