Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Questões de 11 a 20 = Didática.

NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:

  • A.

    uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;

  • B.

    um conjunto de objetivos concretos e realistas;

  • C.

    um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;

  • D.

    a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.

  • A.

    Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.

  • B.

    O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.

  • C.

    A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.

  • D.

    Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.

Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.

  • A.

    O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia.

  • B.

    Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação.

  • C.

    Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade.

  • D.

    Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar.

  • E.

    Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade.

No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:

I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.

II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.

IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.

V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.

Estão corretas apenas:

  • A. I e III
  • B. II, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I, IV e V
  • E. IV e V

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questões de 11 a 20 = Didática.

O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:

  • A.

    A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;

  • B.

    Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;

  • C.

    um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;

  • D.

    Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.

Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.

  • B.

    A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.

  • D.

    O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

  • A.

    dimensão política, para ser mobilizada, necessita do exercício da prática sindical.

  • B.

    dimensão ética é chamada de fundante, porque princípios éticos guiam as outras dimensões.

  • C.

    dimensão técnica é determinada pela formação inicial do professor.

  • D.

    dimensão estética se relaciona com a capacidade de educação do olhar.

  • E.

    docente mobiliza uma dessas dimensões, para cada ação da melhor qualidade.

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?

  • A. LDB e RCN.
  • B. LDB e Normas municipais.
  • C. LDB e Resoluções municipais
  • D. RCN e LDB
  • E. RCN e Normas municipais
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...