Questões de Pedagogia

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Assinale a opção correta com relação às idéias do texto.

  • A.

    A realidade apresentada pelo texto exige que se mantenham os modelos de escolas públicas existentes no país, fazendo que os órgãos responsáveis tenham sistemas de avaliação mais rígidos, com o intuito de se melhorar a qualidade de ensino.

  • B.

    O texto apresenta a realidade da educação brasileira, demonstrando que o modelo de escola vigente não propicia o aumento da auto-estima e conseqüentemente não valoriza os alunos como cidadãos.

  • C.

    Depreende-se do texto que, quando o aluno demora mais tempo para cumprir as exigências da formação no ensino fundamental, sua formação é melhor do que a daquele que realizou essa formação em apenas oito anos.

  • D.

    O alto número de reprovações faz que muitos alunos desistam da escola pública e continuem seus estudos em instituições privadas, desenvolvendo competências e saberes necessários para sua realização.

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é

  • A.

    o desmame precoce.

  • B.

    a ausência de rede de esgoto próximo às casas.

  • C.

    poluição atmosférica.

  • D.

    falta de motivação.

  • E.

    ausência de incentivo da escola.

Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:

  • A.

    o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.

  • B.

    o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.

  • C.

    o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.

  • D.

    o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.

  • E.

    o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

Puericultura está relacionada à

  • A.

    área do desenvolvimento.

  • B.

    mortalidade infantil.

  • C.

    higiene e doenças.

  • D.

    aspectos afetivos.

  • E.

    aspectos psicológicos.

Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.

  • A.

    Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.

  • B.

    Ação, compreensão, simbolização e automatização.

  • C.

    Simbolização, ação, mecanização e compreensão.

  • D.

    Automatização, participação, conceituação e ação.

  • E.

    Mecanização, internalização, automação e efetivação.

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que

  • A.

    começam a falar, por volta dos 14 meses.

  • B.

    começam a falar, entre 18 e 24 meses.

  • C.

    saem das fraldas, pois não é aceito criança de fraldas.

  • D.

    já são capazes de expressarem verbalmente o que estão sentindo e o que está acontecendo.

  • E.

    já conseguem correr, pular e falar sem dificuldade.

Propor situações-problema aos alunos é considerado, atualmente, prática inovadora na escola. Para adotar essa sistemática de trabalho, os professores precisam saber que

  • A.

    as situações de desafios devem estar ao alcance dos alunos e devem levar cada um a progredir, sendo mobilizadoras.

  • B.

    uma situação problema é organizada em torno de resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo este não identificado pela classe previamente.

  • C.

    o estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter hipotético que permita ao aluno um estudo mais aprofundado.

  • D.

    a situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a investir nela seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que a situação leve a reproduzi-los.

  • E.

    a situação-problema deve ter um caráter problemático; a atividade deve operar em uma zona próxima, propícia ao desafio intelectual.

William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:

  • A.

    expressiva, a social e a intencional.

  • B.

    egocêntrica, a individual e a social.

  • C.

    particular, a real e a imaginária.

  • D.

    social, a analítica e a sintética.

  • E.

    significativa, a lógica e a racional.

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

  • A. exigir a observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento, refletindo e investigando razões para as dificuldades identificadas.
  • B. ter como foco primordial o aluno e desconsiderar a organização de tempos e espaços da escola para atendimento de situações específicas.
  • C. buscar abranger todos os aspectos do processo de conhecimento como construção histórica, singular e coletiva do sujeito
  • D. promover o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor e de todas as dimensões da escola.
  • E. resultar em reflexão constante de todos os segmentos que constituem o processo de ensino-aprendizagem, como forma de superar as dificuldades, reeducando os envolvidos

A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.

Um dos princípios básicos da organização curricular é:

  • A.

    as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato;

  • B.

    as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato;

  • C.

    as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais;

  • D.

    o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos;

  • E.

    todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.

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