Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta com relação às idéias do texto.
A realidade apresentada pelo texto exige que se mantenham os modelos de escolas públicas existentes no país, fazendo que os órgãos responsáveis tenham sistemas de avaliação mais rígidos, com o intuito de se melhorar a qualidade de ensino.
O texto apresenta a realidade da educação brasileira, demonstrando que o modelo de escola vigente não propicia o aumento da auto-estima e conseqüentemente não valoriza os alunos como cidadãos.
Depreende-se do texto que, quando o aluno demora mais tempo para cumprir as exigências da formação no ensino fundamental, sua formação é melhor do que a daquele que realizou essa formação em apenas oito anos.
O alto número de reprovações faz que muitos alunos desistam da escola pública e continuem seus estudos em instituições privadas, desenvolvendo competências e saberes necessários para sua realização.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é
o desmame precoce.
a ausência de rede de esgoto próximo às casas.
poluição atmosférica.
falta de motivação.
ausência de incentivo da escola.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:
o do pensamento lógico, o do pensamento abstrato, o do pensamento crítico e o do pensamento reflexivo.
o de conflitos, o da acomodação, o da equilibração e o da abstração.
o sensório-motor, o das operações formais, o das operações abstratas e o das pré-operações.
o sensório-lógico, o reflexivo, o formal e o crítico.
o sensório-motor, o do pensamento pré-operatório, o das operações concretas e o das operações formais ou abstratas.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Puericultura está relacionada à
área do desenvolvimento.
mortalidade infantil.
higiene e doenças.
aspectos afetivos.
aspectos psicológicos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.
Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.
Ação, compreensão, simbolização e automatização.
Simbolização, ação, mecanização e compreensão.
Automatização, participação, conceituação e ação.
Mecanização, internalização, automação e efetivação.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que
começam a falar, por volta dos 14 meses.
começam a falar, entre 18 e 24 meses.
saem das fraldas, pois não é aceito criança de fraldas.
já são capazes de expressarem verbalmente o que estão sentindo e o que está acontecendo.
já conseguem correr, pular e falar sem dificuldade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Propor situações-problema aos alunos é considerado, atualmente, prática inovadora na escola. Para adotar essa sistemática de trabalho, os professores precisam saber que
as situações de desafios devem estar ao alcance dos alunos e devem levar cada um a progredir, sendo mobilizadoras.
uma situação problema é organizada em torno de resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo este não identificado pela classe previamente.
o estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter hipotético que permita ao aluno um estudo mais aprofundado.
a situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a investir nela seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que a situação leve a reproduzi-los.
a situação-problema deve ter um caráter problemático; a atividade deve operar em uma zona próxima, propícia ao desafio intelectual.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:
expressiva, a social e a intencional.
egocêntrica, a individual e a social.
particular, a real e a imaginária.
social, a analítica e a sintética.
significativa, a lógica e a racional.
A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:
I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;
II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;
III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.
Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.
Um dos princípios básicos da organização curricular é:
as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato;
as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato;
as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais;
o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos;
todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...