Questões de Pedagogia

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A declaração abaixo foi ouvida na rua.

"Esse rapaz parou de estudar quando tinha 9 anos. Agora, que está com 16, perdeu a oportunidade de continuar os estudos."

De acordo com a Constituição Federal de 1988, esta declaração:

  • A.

    desconhece a exigência constitucional de continuidade dos estudos em modalidade especial, desenvolvida em instituições públicas adequadas para jovens e adultos.

  • B.

    está equivocada, pelo fato de esta lei garantir a possibilidade da retomada dos estudos por meio de classes não seriadas, agrupadas por idade e competências.

  • C.

    revela o desconhecimento de que a oferta gratuita do ensino fundamental deve se dar para todos os que a ele não tiveram acesso na idade apropriada.

  • D.

    ignora que a lei máxima prevê a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

  • E.

    remete ao artigo constitucional que indica que a classificação em qualquer etapa da educação básica pode ser feita independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Na perspectiva eficientista, o currículo e sua realização são considerados uma única coisa, sendo os professores responsáveis pela execução, e o planejamento ocorre apenas em nível local.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:

  • A.

    contar com a participação de todos os profissionais da educação na sua elaboração e execução e com a participação da comunidade local em conselhos escolares.

  • B.

    explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e outros profissionais e da identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.

  • C.

    assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

  • D.

    articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e informando aos pais e responsáveis sobre a execução da proposta.

  • E.

    organizar-se na forma de ciclos, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

A cultura da infância está presente no dia-a-dia da pré-escola. Para que haja a valorização dessa cultura e o estímulo às produções da criança, é necessário que haja, também, a valorização e o respeito à cultura do professor. Para que isso aconteça, efetivamente, a instituição de Educação Infantil deve trabalhar:

  • A. analisando as histórias de vida dos responsáveis, para melhor entender o comportamento e as preferências das crianças.
  • B. pesquisando as diferentes culturas das comunidades do entorno, promovendo visitas e levando as crianças a conhecerem suas origens
  • C. considerando os conteúdos programáticos exigidos pelas secretarias de educação no que diz respeito a artes, movimento, música e natureza e sociedade
  • D. elaborando, coletivamente, objetivos educacionais que sejam o fruto da contínua interação entre os profissionais, levando em conta as diferentes culturas
  • E. elaborando e programando a proposta pedagógica da escola baseada nas expectativas dos responsáveis.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

O currículo organizado de forma anual proporciona aos professores uma oportunidade de confronto com processos evolutivos de seus educandos de maneira mais ampla, possibilitando a identificação de suas transformações mais integrais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

A linguagem oral precisa ser reconhecida em sua dimensão textual, através da definição clara das características do oral a ser ensinado e da sua promoção como objeto de ensino, tal como a produção escrita, a gramática ou a literatura.

PORQUE

 Uma educação da oralidade se faz necessária, uma vez que as falas espontâneas devem ser substituídas por aspectos de superfície da fala, que dão suporte às construções gramaticais complexas na transposição à linguagem escrita.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:

  • A. organização do currículo utilizando a metodologia de projetos
  • B. organização das turmas buscando a homogeneidade entre os alunos.
  • C. valorização das atividades em grupo, da interação e socialização
  • D. valorização de atividades culturais com objetivos atitudinais
  • E. valorização da produção cultural da criança, respeitando a diversidade

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.

PORQUE

A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E. as duas afirmações são falsas.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Para a perspectiva experimental do currículo, a escola deve ser vista como agente socializador e desenvolvedor de um projeto de educação global que vai além dos saberes acadêmicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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