Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um estabelecimento de ensino detectou muitos problemas no desempenho dos alunos em relação à aprendizagem. Os dirigentes perceberam que existiam fatores de várias dimensões que interferiam no processo de construção do conhecimento. Por isso, decidiram realizar um processo de avaliação que englobasse diversos segmentos da escola, como: participação dos pais, desempenho dos docentes e discentes, estrutura física, atividades complementares, órgãos de apoio aos estudantes, gestão da direção, instâncias de participação e outros. Posteriormente, tomaram algumas decisões baseadas nos dados e informações levantados.

Essa ação tem como princípio a concepção de avaliação denominada

  • A. institucional.
  • B. somativa.
  • C. formativa.
  • D. empresarial.

  • A.

    imutáveis.

  • B.

    descobertas científicas.

  • C.

    científicas e permanentes.

  • D.

    construções culturais.

  • E.

    invenções individuais.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

No modelo academicista da prática docente institucional, a incorporação dos avanços científicos e tecnológicos garante bons resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar.

Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular.

  • A.

    O currículo deve possibilitar a compreensão contextualizada do mundo e da cultura valorizando as identidades diferentes e a inclusão pela conquista do saber.

  • B.

    A busca da assimilação objetiva de um saber específico é o princípio básico dessa organização curricular, que privilegia o que ensinar em detrimento do porquê ensinar.

  • C.

    O currículo é uma organização formal de disciplinas, conteúdos, metodologias e tempos da escola, não permitindo a inclusão de atividades que não sejam previstas inicialmente.

  • D.

    Em uma perspectiva como a apresentada acima, o conhecimento científico não deve ser incorporado, pois o que prevalece é a vivência e a experiência prática de cada aluno.

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino:

( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo.

( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente.

( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade.

 ( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, F, V, V.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:

  • A.

    Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.

  • B.

    Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.

  • C.

    Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.

  • D.

    Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • E.

    Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

Como a complexidade do conhecimento é uma característica marcante da taxonomia de Bloom, inexiste a preocupação com a hierarquização dos objetivos curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:

( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.

( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.

( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.

( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado.

A seqüência correta é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, F, V, F.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

Na taxonomia dos objetivos proposta por Bloom, a área cognitiva é superior à psicomotora e à afetiva.

  • E. Errado
  • C. Certo

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.

1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.

2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.

3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.

4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1 e 2.
  • C. 2 e 4.
  • D. 4.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...