Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:

  • A.

    corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.

  • B.

    deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.

  • C.

    busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.

  • D.

    trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:

  • A.

    Esculturas e práticas sociais, rituais e festivais.

  • B.

    Prédios históricos e conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo.

  • C.

    Pintura e expressões orais.

  • D.

    Artes do espetáculo e as técnicas próprias do artesanato local.

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

A celebração de parcerias entre instituições, para a promoção de programas e projetos de formação continuada, é uma característica própria do modelo contratual.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:

1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.

2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).

3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.

4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "

prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    2 e 3, somente.

A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:

  • A.

    capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;

  • B.

    divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;

  • C.

    cargos altamente especializados, definidos e permanentes;

  • D.

    interação vertical entre superior e subordinados;

  • E.

    processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.

Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.

A relação entre a eficiência organizacional e a padronização e classificação de comportamentos individuais e coletivos é considerada característica do modelo tradicional de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:

  • A.

    a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;

  • B.

    as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;

  • C.

    o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;

  • D.

    as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;

  • E.

    as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.

Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.

A organização hieráquica do processo de comunicação em uma instituição não interfere nas questões de interação de grupos ou equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Wallon identifica dois momentos fundamentais na formação da identidade infantil: o do desenvolvimento do "Eu" corporal e o do desenvolvimento do "Eu" psíquico. Sobre o "Eu" psíquico, é correto afirmar que ele se forma:

  • A.

    através do conflito "Eu" - "outro" vivido pela criança.

  • B.

    na interação da criança com os objetos de seu meio.

  • C.

    a partir da imagem corporal que a criança tem de si.

  • D. independente do "Eu" corporal da criança.
  • E. durante o estágio categorial de desenvolvimento.

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  • A.

    A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.

  • B.

    A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.

  • C.

    A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.

  • D. A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo.
  • E.

    A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...