Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:
corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.
deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.
busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.
trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:
Esculturas e práticas sociais, rituais e festivais.
Prédios históricos e conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo.
Pintura e expressões orais.
Artes do espetáculo e as técnicas próprias do artesanato local.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.
A celebração de parcerias entre instituições, para a promoção de programas e projetos de formação continuada, é uma característica própria do modelo contratual.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:
1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.
2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).
3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.
4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "
prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente.
2 e 3, somente.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:
capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;
divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;
cargos altamente especializados, definidos e permanentes;
interação vertical entre superior e subordinados;
processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
A relação entre a eficiência organizacional e a padronização e classificação de comportamentos individuais e coletivos é considerada característica do modelo tradicional de comunicação.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:
a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;
as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;
o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;
as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;
as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
A organização hieráquica do processo de comunicação em uma instituição não interfere nas questões de interação de grupos ou equipes.
Wallon identifica dois momentos fundamentais na formação da identidade infantil: o do desenvolvimento do "Eu" corporal e o do desenvolvimento do "Eu" psíquico. Sobre o "Eu" psíquico, é correto afirmar que ele se forma:
através do conflito "Eu" - "outro" vivido pela criança.
na interação da criança com os objetos de seu meio.
a partir da imagem corporal que a criança tem de si.
O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:
A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.
A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.
A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.
A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...