Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.
Os mecanismos de controle e de legitimidade do saber escolar regidos pela meritocracia são fatores fundamentais para processos de formação na perspectiva da práxis.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto se refere ao conceito de:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.
Em uma perspectiva de formação do professor críticoreflexivo, o paradigma racional-tecnológico é a orientação teórica que deve conduzir todo o processo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:
ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.
melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.
estimular a competição e levar a agir impessoalmente.
facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.
Para assegurar a formação continuada de professores, a LDB prevê a destinação do percentual de 50% de sua jornada de trabalho semanal para atividades individuais e coletivas de estudo e planejamento.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:
ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.
poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.
obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.
chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.
Em um projeto emancipatório de formação, superar a profissionalização centrada no indivíduo, em favor do espaço da escola e do coletivo como locais privilegiados de formação, é uma ação preponderante de sucesso.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:
I. Seu caráter instrumental e apolítico.
II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.
III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.
IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.
V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.
Estão corretas apenas:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:
Na atitude fenomenológica, a educação é entendida como cuidado com o pro-jeto do humano em suas possibilidades de ser mundano e temporal.
O aluno egresso (produto) da escola tem que ser integrado à cadeia competitiva do mercado de trabalho.
Centra-se nos métodos e técnicas de ensino, ou seja, no aspecto objetivo e operacional do trabalho pedagógico, na busca de uma eficiência técnica e de uma produtividade no ensino.
O professor é o executor do processo educativo: o professor treina de forma eficiente o aluno para o trabalho produtivo e o aluno pela técnica "aprende a fazer", isto é, recebe e fixa informações para executar as tarefas educativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...