Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Os mecanismos de controle e de legitimidade do saber escolar regidos pela meritocracia são fatores fundamentais para processos de formação na perspectiva da práxis.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

O texto se refere ao conceito de:

  • A. alfabetização.
  • B. letramento.
  • C. fluência.
  • D. cognição.

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Em uma perspectiva de formação do professor críticoreflexivo, o paradigma racional-tecnológico é a orientação teórica que deve conduzir todo o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:

  • A.

    ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.

  • B.

    melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.

  • C.

    estimular a competição e levar a agir impessoalmente.

  • D.

    facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Para assegurar a formação continuada de professores, a LDB prevê a destinação do percentual de 50% de sua jornada de trabalho semanal para atividades individuais e coletivas de estudo e planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:

  • A. Local de transmissão de uma cultura incontestada e unitária, no qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de reprodução social.
  • B. Elemento neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
  • C. Campo inerte e estático de valores e conhecimentos a serem transmitidos institucionalmente.
  • D. Um artefato social e cultural com ênfase no "porquê" das formas de organização do conhecimento escolar.
  • E. Forma não-institucionalizada de transmissão da cultura de uma sociedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:

  • A.

    ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.

  • B.

    poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.

  • C.

    obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.

  • D.

    chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Em um projeto emancipatório de formação, superar a profissionalização centrada no indivíduo, em favor do espaço da escola e do coletivo como locais privilegiados de formação, é uma ação preponderante de sucesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:

I. Seu caráter instrumental e apolítico.

II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.

III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.

IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.

V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.

Estão corretas apenas:

  • A. III, IV e V
  • B. II e IV
  • C. I e V
  • D. I, II e IV
  • E. I, II e III

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:

  • A.

    Na atitude fenomenológica, a educação é entendida como cuidado com o pro-jeto do humano em suas possibilidades de ser mundano e temporal.

  • B.

    O aluno egresso (produto) da escola tem que ser integrado à cadeia competitiva do mercado de trabalho.

  • C.

    Centra-se nos métodos e técnicas de ensino, ou seja, no aspecto objetivo e operacional do trabalho pedagógico, na busca de uma eficiência técnica e de uma produtividade no ensino.

  • D.

    O professor é o executor do processo educativo: o professor treina de forma eficiente o aluno para o trabalho produtivo e o aluno pela técnica "aprende a fazer", isto é, recebe e fixa informações para executar as tarefas educativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...