Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma menina de 5 anos diz à professora: "Quando crescer vou ser bailarina!" A professora lhe pergunta: "O que é preciso para ser uma bailarina?" A menina responde: "Usar collant e sapatilha." A professora então fala: "Não, é preciso saber dançar bem!" A menina permanece em silêncio, olhando por alguns minutos para a professora, que conversa com outras crianças sobre outros assuntos.

  • A.

    entende apenas superficialmente o universo simbólico infantil, mas desenvolve uma relação de escuta, estabelecendo a mediação entre a subjetividade da criança e o dado real, posturas básicas para o desenvolvimento e a formação humana.

  • B.

    compreende o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de confronto, havendo, portanto, um conhecimento das subjetividades e das significações culturais e históricas, básicas para o crescimento e a formação humana

  • C.

    estabelece uma relação com o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de observação, construindo uma dimensão de confronto de subjetividades e de esclarecimentos, básicos para o desenvolvimento e a formação humana.

  • D.

    apreende apenas superficialmente o universo simbólico infantil e não desenvolve uma relação de escuta, não havendo uma dimensão de confronto de subjetividades e de significações culturais e históricas, básicas para a formação humana

  • E. demonstra não perceber o universo simbólico infantil, mas estabelece uma relação afetiva com a criança, mediando os conhecimentos subjetivos e a realidade objetiva e cultural, comportamentos básicos para a formação humana.

No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:

  • A.

    consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • C.

    envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;

  • D.

    envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.

As divergências, os conflitos e os interesses pessoais devem ser desconsiderados na tomada de decisões em grupos que se propõem à realização do trabalho coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva Piagetiana, no final do período sensório-motor e início do pré-operatório, é importante que os brinquedos auxiliem e estimulem o jogo simbólico, pois é através dele que a criança:

  • A.

    transforma os esquemas de ação em atos significativos e dá início à função representativa que permite evocar e antecipar a realidade.

  • B.

    constrói estruturas cognitivas que alcançam um nível elevado de desenvolvimento, utilizando o raciocínio lógico para a solução de problemas.

  • C.

    pensa as relações possíveis entre os objetos e as pessoas, buscando soluções que representem sua maneira de sentir e compreender o mundo.

  • D.

    estabelece um contato direto e imediato com o meio, utilizando sua inteligência prática para manipular e interferir nas brincadeiras.

  • E.

    modifica os atos significativos por meio dos esquemas de ação que constrói através da função representativa, utilizando-se da reversibilidade.

Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos

  • A. autênticos, sendo necessário desvendar seu significado com um objetivo claro e explícito
  • B. de leitura fácil e fluente, para que as crianças possam facilmente compreendê-los e memorizá-los.
  • C. simples, com poucas palavras, preferencialmente compostos de monossílabos e dissílabos.
  • D. produzidos com a letra manuscrita, para que a criança se familiarize com esse padrão
  • E. acompanhados de ilustrações coloridas e de tamanhos diversos, para simplificar a leitura

O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:

  • A.

    diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • D.

    planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;

  • E.

    definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.

Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.

Segundo a perspectiva crítica, a comunicação é considerada pelas classes dirigentes como um instrumento de dominação para cooptar interesses dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.

Essa atitude demonstra que as crianças:

  • A.

    interagem, mas sem coordenar seus gestos, expressando atitudes superpostas.

  • B.

    interagem somente com os objetos, não havendo a percepção da outra criança.

  • C.

    interagem, mas, neste caso, o menino demonstrou que é extremamente agressivo.

  • D.

    não interagem, pois são muito pequenas e a interação só começa a partir dos 2 anos.

  • E.

    não interagem, pois, segundo Wallon, ainda estão no processo de indiferenciação.

Num grupo de crianças de 5 anos, o momento do lanche é uma oportunidade interessante de vivenciar desafios matemáticos. Um deles diz respeito, por exemplo, à divisão dos biscoitos de um pacote. Assinale a atitude que a professora da turma deve tomar para favorecer mais amplamente o pensamento matemático infantil das crianças

  • A. Contar o total de biscoitos e, na frente de todos, distribuir um a um, contando quantos são colocados nos pratos das crianças
  • B. Contar o total de biscoitos e propor à turma a busca de uma solução para a partilha dos mesmos entre todos
  • C. Entregar o pacote à criança que tem maior facilidade com a Matemática e pedir a ela que distribua, explicando aos colegas como o fez
  • D. Ler na embalagem o total de biscoitos do pacote e propor ao grupo que faça um cálculo mental da quantidade correta que cada um deve receber
  • E. Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos

No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:

I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...