Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma menina de 5 anos diz à professora: "Quando crescer vou ser bailarina!" A professora lhe pergunta: "O que é preciso para ser uma bailarina?" A menina responde: "Usar collant e sapatilha." A professora então fala: "Não, é preciso saber dançar bem!" A menina permanece em silêncio, olhando por alguns minutos para a professora, que conversa com outras crianças sobre outros assuntos.
entende apenas superficialmente o universo simbólico infantil, mas desenvolve uma relação de escuta, estabelecendo a mediação entre a subjetividade da criança e o dado real, posturas básicas para o desenvolvimento e a formação humana.
compreende o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de confronto, havendo, portanto, um conhecimento das subjetividades e das significações culturais e históricas, básicas para o crescimento e a formação humana
estabelece uma relação com o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de observação, construindo uma dimensão de confronto de subjetividades e de esclarecimentos, básicos para o desenvolvimento e a formação humana.
apreende apenas superficialmente o universo simbólico infantil e não desenvolve uma relação de escuta, não havendo uma dimensão de confronto de subjetividades e de significações culturais e históricas, básicas para a formação humana
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:
consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;
visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;
envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;
envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;
consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
As divergências, os conflitos e os interesses pessoais devem ser desconsiderados na tomada de decisões em grupos que se propõem à realização do trabalho coletivo.
Na perspectiva Piagetiana, no final do período sensório-motor e início do pré-operatório, é importante que os brinquedos auxiliem e estimulem o jogo simbólico, pois é através dele que a criança:
transforma os esquemas de ação em atos significativos e dá início à função representativa que permite evocar e antecipar a realidade.
constrói estruturas cognitivas que alcançam um nível elevado de desenvolvimento, utilizando o raciocínio lógico para a solução de problemas.
pensa as relações possíveis entre os objetos e as pessoas, buscando soluções que representem sua maneira de sentir e compreender o mundo.
estabelece um contato direto e imediato com o meio, utilizando sua inteligência prática para manipular e interferir nas brincadeiras.
modifica os atos significativos por meio dos esquemas de ação que constrói através da função representativa, utilizando-se da reversibilidade.
Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:
diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;
criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;
definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;
planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;
definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
Segundo a perspectiva crítica, a comunicação é considerada pelas classes dirigentes como um instrumento de dominação para cooptar interesses dos trabalhadores.
Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.
Essa atitude demonstra que as crianças:interagem, mas sem coordenar seus gestos, expressando atitudes superpostas.
interagem somente com os objetos, não havendo a percepção da outra criança.
interagem, mas, neste caso, o menino demonstrou que é extremamente agressivo.
não interagem, pois são muito pequenas e a interação só começa a partir dos 2 anos.
não interagem, pois, segundo Wallon, ainda estão no processo de indiferenciação.
Num grupo de crianças de 5 anos, o momento do lanche é uma oportunidade interessante de vivenciar desafios matemáticos. Um deles diz respeito, por exemplo, à divisão dos biscoitos de um pacote. Assinale a atitude que a professora da turma deve tomar para favorecer mais amplamente o pensamento matemático infantil das crianças
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:
I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.
A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...