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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O trabalho coletivo na escola deve levar em consideração as seguintes ações:
I aprender a participar ativamente de um grupo de trabalho;
II desenvolver capacidade e habilidades de liderança;
III compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares;
IV conhecer, informar-se, dominar o conteúdo da discussão para ser participante atuante e crítico.
Essas ações são características próprias
de todos os profissionais que pretendam atuar na área de educação.
exclusivamente dos professores que atuam na área de educação.
exclusivamente dos diretores que atuam na área de educação, visto que eles exercem cargo de alto nível de complexidade.
de qualquer profissional, independentemente do cargo ou função que exerça.
... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.
Oliveira, 1992.
A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:
descontrair no dia-a-dia da creche, já que esteve ausente durante sua internação e agora se faz necessária uma nova inserção na creche e em suas atividades.
construir conhecimentos a respeito de diferentes profissões e situações do mundo real, desenvolvendo sua percepção em relação a procedimentos específicos.
desenvolver a criatividade por meio de atitudes de cooperação, possibilitando a troca de experiências entre as crianças e estimulando a socialização.
reviver, com um certo distanciamento, situações que lhe causaram enorme excitação, medo ou ansiedade, podendo assim expressar e trabalhar suas emoções.
estreitar a relação com a educadora e com as outras crianças, por meio do relato de situações vividas fora da escola e da percepção das diferenças.
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:
desenvolvimento de atitudes e de novas habilidades voltadas para o mercado;
engajamento dos gerentes em discussões sobre a missão, a imagem que a organização desenvolve a respeito de si mesma e do seu futuro e sobre os valores e objetivos;
desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder;
persuasão racional e habilidade para ouvir;
priorização do instrumental e do previsível na abordagem do comportamento.
O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:
Diante do ambiente de letramento em que vivem, as crianças podem fazer uma série de perguntas, como "O que está escrito aqui?", ou "O que isto quer dizer?", a partir de dois ou três anos de idade. Tais perguntas NÃO pressupõem
a reflexão das crianças sobre a função e o significado da escrita, ao perceberem que ela representa algo.
a necessidade de os adultos treinarem bastante as crianças no contato com a linguagem escrita, para que elas não cometam erros.
a elaboração, pelas crianças, de uma série de idéias e hipóteses provisórias antes de compreenderem o sistema de escrita em toda sua complexidade.
a descoberta, pelas crianças, do aspecto funcional da comunicação escrita, por meio do contato diversificado com a escrita em seu ambiente social.
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em seu trabalho A Quinta Disciplina, Peter Senge propõe uma nova e revolucionária concepção de liderança e gerenciamento empresarial para inovar as organizações. Considerando que o trabalho está cada vez mais ligado ao aprendizado, cinco novos componentes vêm emergindo nas organizações da aprendizagem, quais sejam:
raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade;
objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais;
cultura flexível quanto a padrões de comportamentos; construção da memória organizacional; redução de subjetividade; clareza das regras; excelência;
agilidade, flexibilidade, dinamismo, visão global e local e comprometimento pessoal;
simplicidade, organicidade, honestidade, lucro e integridade.
Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:
a imitação, embora muito comum nessa faixa etária, deve ser evitada para estimular a individualidade das crianças.
a imitação faz parte do desenvolvimento cognitivo e cultural da criança e é nas interações que elas se dão.
as crianças de 2 anos tendem a reproduzir o movimento alheio, pois ainda não são capazes de criar o seu próprio.
as crianças de 2 anos são muito irrequietas e precisam ser disciplinadas, e esta é uma das funções da creche.
as crianças precisam desenvolver seus movimentos amplos e essa atividade precisa ser orientada para ser mais eficaz.
"A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós" (Maria Tereza Égler Mantoa – Entrevista dada a Revista Nova Escola – maio/2005). Sobre a inclusão:
São corretos apenas:
7.1 e 37.2;
37.2 e 37.4;
37.1 e 37.3;
37.3 e 37.4.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser
mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor.
orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas.
melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas.
orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento.
orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet.
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