Questões de Pedagogia

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"Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho". Dentro da competência acima, podemos destacar uma série de outras competências mais específicas. Entre elas está:

  • A.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

  • B.

    Administrar os recursos da escola.

  • C.

    Administrar crises ou conflitos interpessoais.

  • D.

    Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em aula.

É preciso que os educadores se assumam como intelectuais e, conscientes de sua responsabilidade ética, política e profissional, tenham, por um lado, o dever de estar em permanente formação, formação esta decorrente da análise crítica de nossa prática docente e, por outro lado, reconhecer a natureza ética da prática educativa, que faz parte da tarefa docente.

Essa idéia nos revela que teoria e prática estão em constante tensão e não são desvinculadas da

  • A. necessidade de se admitir que os fins justificam os meios.
  • B. ação pragmática que é preciso ter na execução de projetos educacionais.
  • C. ética que aproxima o que fazemos, do que dizemos e do que pensamos.
  • D. tarefa educativa de ensinar os conteúdos e treinar os educandos no saber fazer desses conteúdos.
  • E. prática elaborada a partir de planos preparados por especialistas de cada área do conhecimento.

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos oportuniza aos alunos fazer planejamentos, analisar dados e tomar decisões na condução do projeto em conjunto com o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não é uma das características de uma situação problema:

  • A.

    A validação da solução e sua sanção são dadas de modo externo pelo professor, e não resultam do modo de estruturação da própria situação.

  • B.

    Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.

  • C.

    O trabalho da situação-problema funciona como um debate científico dentro da classe, estimulando os conflitos sóciocognitivos potenciais.

  • D.

    A antecipação dos resultados e sua expressão coletiva precedem a busca efetiva de solução, fazendo parte do jogo o "risco" assumido por cada um.

O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo

  • A.

    é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.

  • B.

    deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.

  • C.

    pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.

  • D.

    deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.

A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

A escola assim pensada é:

  • A. local de ação-reflexão-ação para se adaptar à nova sociedade tecnológica.
  • B. instituição transmissora de informações produzidas pela sociedade.
  • C. espaço de síntese entre os conhecimentos sistematizados e a cultura experienciada.
  • D. lugar de motivação para a aprendizagem de saberes modernos.
  • E. espaço de aprender saberes práticos e atuais, levando o aluno a aprender a fazer.

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A escolha da temática, os objetivos de aprendizagem, a organização do grupo, as fases de desenvolvimento, os recursos e a avaliação do trabalho são etapas do projeto de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.

  • B.

    Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.

  • C.

    Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.

  • D.

    O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.

Das alternativas abaixo, qual não é uma das dez novas competências para ensinar?

  • A.

    Preservar os pais quanto à dificuldade na construção dos saberes.

  • B.

    Administrar sua própria formação contínua.

  • C.

    Trabalhar em equipe.

  • D.

    Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.

O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser

  • A.

    um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.

  • B.

    um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.

  • C.

    um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.

  • D.

    um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.

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