Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.
Na metodologia de projetos em educação, são fatores imprescindíveis a divisão do saber em diferentes compartimentos, o sucesso individual e coletivo e a aprendizagem ativa e significativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.
A transdisciplinaridade procura formar um método comum para atender às especificidades de um novo objeto, sem aniquilar os diferentes matizes constituintes desse objeto.
Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:
proporciona melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas, às distâncias e à escala.
desenvolve um tipo especial de pensamento que permite descrever e representar o mundo físico e suas regularidades.
permite conhecer, de forma prática, regras para a solução de problemas que se aplicarão, futuramente, ao estudo de equações.
possibilita a construção de conceitos que preparam para a aprendizagem de sistemas numéricos em seus diferentes tipos.
está adequada às demandas sociais e possibilita a compreensão de representações que estão presentes no cotidiano.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)
São considerados tipos de Conhecimento:
I- Conhecimento Revelado
II- Conhecimento Intuitivo
III- Conhecimento Racional
IV- Conhecimento Empírico
V- Conhecimento Autoritário Assinale:
se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas
se apenas as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas
se todas as afirmativas estiverem corretas
se apenas as afirmativas I, III, IV e V estiverem corretas
se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
Em um planejamento de caráter democrático, a concepção da totalidade da realidade a ser transformada e a participação dos setores organizados da sociedade civil são pressupostos imprescindíveis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.
A multidisciplinaridade pressupõe a intercomunicação efetiva entre as diferentes disciplinas, criando-se, assim, um subobjeto comum a todas elas.
Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?
Maior ênfase aos conteúdos relativos a números e operações do que aos conceitos geométricos.
Variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos de conteúdos.
Seqüência linear dos blocos de conteúdos por sua composição lógica.
Trabalho que privilegie o sistema numérico decimal, em função de sua prevalência na vida prática.
Equilíbrio e equanimidade na seleção de conteúdos, para que não haja pesos diferenciados.
As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.
I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.
II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.
III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.
IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.
São corretas as afirmações:
I e II, somente.
I e IV, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
I, II, III e IV.
Só se erra quando se busca conhecer. Uma criança, um jovem, um adulto que, ao buscar entender algo se equivoca, sinaliza que está tentando entender. Aquele que não tenta entender, não se equivoca, não erra...
Na aprendizagem,
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno, afirmou certa professora.
Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.
O depoimento da professora mostra que julgamentos baseados na aparência podem interferir na construção de uma relação positiva entre professor e aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...