Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:

  • A.

    comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.

  • B.

    conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.

  • C.

    modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.

  • D.

    tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.

  • E.

    conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Em uma perspectiva participativa, a pesquisa em educação focaliza a intervenção na realidade, privilegiando tanto mudanças imediatas como aquelas transformações estruturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.

Existem duas grandes vertentes que integram os estudos sobre aprendizagem organizacional: a da aprendizagem organizacional, desenvolvida por consultores e orientada para a transformação organizacional, e a das organizações que aprendem, representada por pesquisadores, orientada para a produção de conhecimentos sobre a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    As dificuldades ortográficas devem ser alvo de uma depuração do texto logo no início da produção, quando deve ser feita uma revisão fina.

  • B.

    A correção ortográfica não deve obscurecer as outras dimensões implicadas na produção textual, como a própria qualidade do texto.

  • C.

    Os obstáculos encontrados criam um lugar de questionamento onde é possível corrigir as regras provisórias elaboradas pelos alunos.

  • D.

    Um levantamento dos erros mais freqüentes serve como base para escolha das noções a serem revistas nos momentos destinados à ortografia.

  • E.

    Quanto mais os alunos escrevem, mais correm o risco de cometer erros ortográficos, o que não significa renunciar à proposição de textos.

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  • A.

    organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.

  • B.

    competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

  • C.

    currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.

  • D.

    conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.

  • E.

    conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Os conflitos inerentes ao processo de execução das ações previstas em um planejamento de caráter participativo são pontos essenciais, devendo ser tratados ou considerados no momento da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.

A complexidade, uma categoria proposta por Edgar Morin, trata o ser humano como ser biológico e cultural, em sua natureza binária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    Na escola, o trabalho com os gêneros textuais objetiva conhecê-los ou apreciá-los para melhor compreendê-los e produzi-los.

  • B.

    Na produção de um texto de determinado gênero, o aluno deve levar em conta o destinatário, a finalidade e seu próprio ponto de vista.

  • C.

    As produções textuais dos alunos constituem instrumentos de observação que permitem refinamento, modulação e adaptação.

  • D.

    A tarefa da escola é explorar e aprofundar os gêneros textuais que os alunos dominam e dar relevância aos de caráter privado.

  • E.

    É papel do docente mostrar que cada gênero textual é caracterizado por uma estrutura mais ou menos convencional, o que supõe um planejamento.

Analise as proposições, considerando a afirmativa acima acerca dos aspectos importantes da formação do professor:

I -..Qualificação: o professor deve adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.

II -Formação pedagógica: a atividade de ensinar deve superar os níveis do senso comum, tornando-se uma atividade sistematizada.

III - Formação ética e política: o professor deve educar a partir de valores e tendo em vista um mundo melhor.

Está (ão) correta (s) proposição (ões):

  • A.

    I apenas

  • B.

    I, II e III

  • C.

    III apenas

  • D.

    II apenas

  • E.

    II e III apenas

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  • A.

    demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.

  • B.

    implementação da informática como conteúdo obrigatório.

  • C.

    oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.

  • D.

    construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.

  • E.

    conteúdos necessários à aprovação no vestibular.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...