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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho, resolução colaborativa de problemas, de Nelson (1999), se propõe a desenvolver no estudante o conhecimento de fatos e procedimentos de trabalho.
Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:
EOA
OO
PARIO
A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.
pré-silábica, por inexistir correspondência entre letras e a totalidade das palavras.
silábica, com registro de uma letra para cada sílaba, mas em conflito e em fase de transição.
puramente silábica, pois cada sílaba é representada por uma letra ou uma grafia.
silábico-alfabética, por incluir elementos de uma escrita evoluída, com resquícios do período anterior.
silábico-alfabética, pela descoberta de que uma sílaba pode conter vogais e consoantes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional denominada aprendizagem pela ação é desenhada para fomentar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de informações factuais no contexto em que serão utilizadas.
Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:
I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;
II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;
III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.
É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.
RCN, vol. I,1998.
Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:
devem ser guiados, em sua totalidade, pelos conhecimentos de puericultura.
são influenciados por crenças e valores em torno do desenvolvimento infantil.
são ligados aos aspectos biológicos e seguem as normas da Secretaria da Saúde.
independem do contexto sociocultural e são ligados às necessidades básicas.
independem de conhecimentos específicos, diferente das ações educacionais.
Analise as descrições das políticas públicas a seguir.
I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.
II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.
III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.
IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.
É correto afirmar que a descrição:
I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso.
I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização.
II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação.
III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global.
IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.
São características de um planejamento de currículo na perspectiva tradicional: funções especializadas, tarefas seqüenciais e preestabelecidas e organização disciplinar do conhecimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
Segundo o modelo de aprendizagem de Argyris e Schon (1996), a aprendizagem de ciclo simples é aquela que ocorre por meio da detecção, correção de erros e alteração de valores ligados ao trabalho.
As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:
proporcionam uma seqüência fixa de procedimentos que treina os alunos para a complexidade da decodificação de textos.
favorecem a desinibição para a leitura em público, divisão de tarefas e vínculos de dependência com o professor.
baseiam-se em leitura dirigida com comando em voz alta, seguida de perguntas e atividades de extensão.
permitem condução integral da tarefa pelo professor e ampla tutoria da interpretação de textos por seu caráter inquiritivo.
permitem fazer previsões sobre o texto, perguntas sobre o que foi lido, esclarecimentos de dúvidas e capitulação de idéias.
A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:
estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.
preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.
propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.
propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.
promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.
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