Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.
O supervisor escolar, profissional integrado ao corpo docente, trabalha de forma interdisciplinar, articulando sujeitos e elementos do processo de ensino e aprendizagem: professores, alunos, competências, habilidades, metodologia e avaliação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Além do projeto pedagógico, é desejável que, dentro do possível, haja discussões em torno da formação permanente dos educadores escolares.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o Plano de Ensino numa perspectiva democrática é incorreto afirmar:
Tem como função orientar a prática, partindo da exigência da própria prática, por isso é um documento: presumível, rigoroso e metódico
É um roteiro organizado em unidades didáticas para um ano ou um semestre, respeitando-se seu caráter de flexibilidade.
Deve ser concebido como um instrumento orientador do trabalho docente
É um documento elaborado pelo docente contendo sua proposta de trabalho, numa área, ou disciplina específica.
Um bom plano não transforma, em si, a realidade da sala de aula, pois esta depende da competência – compromisso do docente
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado, de forma que o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, tendo em vista as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Uma das preocupações inócuas na construção do projeto pedagógico refere-se à existência de um referencial teórico.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As se conceber o conceito de Planejamento de Ensino, "como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino" (Fusari) não podemos aceitar que o planejamento seja..
... mais uma atividade burocrática em que o professor preenche um formulário previamente padronizado, onde é expresso seus "objetivos gerais", "específicos", "conteúdos", "estratégias", avaliação e entrega a secretária no inícios do período letivo, para ser arquivado.
... o processo de pensar de forma "radical", "rigorosa" e de "conjunto", os problemas da educação escolar, no processo de ensino – aprendizagem.
... uma atividade consciente de previsão de opções político – pedagógicas, tendo como referências situações didáticas concretas.
... uma atuação concreta dos educadores no seu fazer pedagógico envolvendo a interação entre os educadores e educandos.
... uma atitude crítica do educador diante do seu trabalho docente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
A Pedagogia Libertadora configurou-se, no Brasil, durante as décadas de 70 e 80 do século passado, quando diversos educadores se mobilizaram para efetivar uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com o objetivo de superar as desigualdades sociais.
Assinale a opção correta em relação ao projeto políticopedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.
Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.
Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.
Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.
Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Para que o projeto realmente demonstre a identidade da escola, há que se utilizar comunicação eficiente, tornando-o factível e facilmente compreendido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
A Pedagogia Renovada valoriza o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas por si mesmo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...