Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), assinale a opção correta.
Segundo os PCNs, o ensino fundamental pode ser organizado em ciclos ou em sistema seriado, de acordo com as propostas pedagógicas dos sistemas de ensino.
Os temas transversais devem ser trabalhados de forma contínua, sistemática, abrangente e integrada, já que são componentes curriculares.
Os níveis de concretização das ações estabelecidas pelos PCNs envolvem estados e municípios, mas excluem as escolas, visto que estas não podem elaborar suas próprias propostas pedagógicas.
A concepção de PCNs está diretamente relacionada à questão federativa brasileira, considerando-se que o papel da União é emanar referenciais que garantam a soberania do país pela união de suas entidades federadas que, por sua vez, detêm certa autonomia conferida pela Constituição Federal.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
O projeto escolar é dinâmico e permanentemente avaliado, devendo ser modificado sempre que não atender mais aos anseios da comunidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.
A Pedagogia Tecnicista propõe, como aspecto importante do processo de ensino-aprendizagem, a organização das carteiras em fileiras para facilitar a visualização da exposição do professor na sala de aula.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A existência de suporte institucional e financeiro é aspecto secundário na elaboração do projeto pedagógico.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue o item a seguir, acerca da relação entre educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica.
Criada socialmente pelas necessidades de sobrevivência da espécie humana ao longo do tempo, a educação é, portanto, um fenômeno histórico-social que se concretiza nas relações entre as pessoas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
O conceito central da teoria de Ausubel é o de aprendizagem significativa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda em relação às teses e corolários que sintetizam a visão do autor do texto, assinale a opção correta.
As sociedades de classe caracterizam-se pelo primado da educação, o que resulta na insubordinação real da política à prática educativa.
As relações entre educação e política dão-se na forma de autonomia relativa e dependência recíproca.
Superada a sociedade de classes, surge a subordinação da educação à prática política.
A função política da educação cumpre-se na medida em que ela se realiza como prática especificamente política.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em seus trabalhos iniciais, contrapondo-se a Skinner, Bruner explicita a tese de que o relevante em uma matéria de ensino é sua estrutura, suas idéias e relações fundamentais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às teses e corolários que sintetizam a visão do autor do texto, considerado o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta.
Educação e política são, em termos conceituais, praticamente sinônimos.
Somente é possível captar a dimensão política da prática educativa tanto quanto a dimensão educativa da prática política se essas práticas forem captadas como idênticas.
A educação é uma relação de hegemonia alicerçada na falta de consenso.
A política é uma relação de dominação alicerçada na dissuasão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com a visão psicológica de Rogers, a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e da persistência dessa mudança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...