Questões de Pedagogia

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No início dos 70, Paulo Freire compreendeu que uma das noções fundamentais de uma "pedagogia libertadora", como ele entendia, era a de "problematização". Isso queria dizer:

  • A.

    Transformar as coisas simples em "problemas", visando o desenvolvimento de uma pedagogia oprimida.

  • B.

    o questionamento sistemático da realidade com vistas a "desvelá-la" visando desenvolver a "consciência crítica".

  • C.

    fazer da escola um instrumento de resolução dos problemas sociais, visando a transformação da pedagogia.

  • D.

    fazer da pedagogia o meio de solução dos problemas pessoais dos oprimidos, visando libertá-los.

  • E.

    fazer a transição da consciência crítica –ou "consciência leve"- para a consciência ingênua, também chamada de "consciência pesada".

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muito pobres, têm muita dificuldade, não possuem estímulos em casa e não vão conseguir mesmo".

O que distingue fundamentalmente essas duas professoras é a:

  • A.

    crença no potencial dos alunos.

  • B.

    auto-estima pessoal e profissional.

  • C.

    visão contextualizada de mundo.

  • D.

    experiência profissional anterior.

Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.

1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.

2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.

3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.

4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. apenas a 5
  • B. apenas a 4.
  • C. apenas 1, 2 e 3.
  • D. apenas 4 e 5.
  • E. apenas 2 e 3.

Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:

  • A.

    dá-se a impressão de que o professor respeita o aluno, embora , de fato, o processo parta do zero.

  • B.

    é preciso dar a palavra ao aluno, por uma questão exclusivamente de promover a auto-estima.

  • C.

    como as representações dos alunos são influenciadas pelos meios de comunicação, o professor pode se situar na "realidade" dos alunos.

  • D.

    é uma forma de "recuperar a memória do tempo", colocar se no lugar dos aprendizes e poder imaginar o conhecimento já construído na mente do aluno.

  • E.

    é uma forma de democratizar a relação professor-aluno, já que, no fundo, eles são absolutamente iguais em direitos e deveres.

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B. apenas 1, 2 e 3.
  • C. apenas 2 e 3.
  • D. apenas 3, 4 e 5.
  • E. apenas 4 e 5.

Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:

  • A.

    de sua idéia da escola como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação escolar.

  • B.

    da noção de "intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo espiritual, corporal e intelectual

  • C.

    de seu projeto de "desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo escolar atual.

  • D.

    da idéia de "violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma classe e os impõe a outra

  • E.

    das idéias de "intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a escola tinha um papel a exercer.

Analise este outro contexto: o professor de língua inglesa trabalha com o grande grupo, organizando os alunos em um único círculo, de forma que todos possam interagir entre si bem como com o próprio professor, com o intuito de trabalhar informações genéricas. Para tarefas mais específicas, o professor organiza seus alunos em pares, definindo metas de aprendizagem a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar que

1. a forma como o professor organiza as cadeiras na sala de aula não favorece a comunicação entre os alunos.

2. é incompatível com o que preconiza a abordagem comunicativa.

3. é irrelevante para a comunicação entre os alunos.

4. o professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. o modelo tradicional de ensino de línguas não está presente no contexto analisado. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas 1 e 2.
  • B. Apenas 3 e 4.
  • C. Apenas 4 e 5
  • D. Apenas a 4.
  • E. Apenas a 5.

Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que

1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.

2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.

3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.

4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas a 4.
  • B. Apenas 1 e 3.
  • C. Apenas a 2.
  • D. Apenas a 3.
  • E. Apenas 1 e 2.

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.

  • B.

    A abordagem empiricista ressalta os aspectos subjetivos da avaliação escolar.

  • C.

    A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.

  • D.

    A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.

Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.

Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como

  • A. possibilidade de organização do ensino onde todos os conteúdos são discutidos com os alunos, pois os conhecimentos só são aprendidos se traduzirem necessidades do grupo.
  • B. documento que contenha as normas e diretrizes político-pedagógicas da Secretaria de Educação e a grade curricular a ser executada.
  • C. levantamento das deficiências de aprendizagem dos alunos da escola para a devida formação dos docentes no enfrentamento desses problemas.
  • D. instrumento de autonomia com o objetivo de estabelecer a identidade própria da escola, na superação dos problemas existentes.
  • E. processo autogestionário da comunidade, em que o professor é observador e mediador à disposição do processo ensino-aprendizagem de cada aluno e do grupo.
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