Questões de Pedagogia do ano 0000

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"A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho é uma via para dialogar e dar resposta a essa situação de mudança, que não só está transformando a maneira de pensar-nos a nós mesmos, mas também de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.". (Hernandez,1998 ).

Diante dessa situação, a escola deverá responder a uma série de desafios, EXCETO:

  • A.

    A necessidade de selecionar e estabelecer critérios de avaliação.

  • B.

    Decidir o que aprender, como e para quê.

  • C.

    Prestar atenção ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiança.

  • D.

    Dar pouco crédito às interpretações das opções ideológicas e de configuração do mundo.

"Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendizagem pode servir de antídoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicológico denominado construtivismo na educação." ( Hernandez, 1998).

O esquema abaixo representa algumas concepções e práticas escolares do currículo Disciplinar e do Transdisciplinar.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Assinale a opção correta encontrada.

  • A.

    1-2-1-1-2-1-1-2

  • B.

    1-1-2-2-1-2-1-2

  • C.

    1-1-1-2-2-1-1-2

  • D.

    1-2-1-1-1-2-2-1

O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.

Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:

  • A.

    O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.

  • B.

    O respeito às diferenças entre os alunos.

  • C.

    A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.

  • D.

    A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.

O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.

 Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:

  • A.

    Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.

  • B.

    Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.

  • C.

    Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.

  • D.

    Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.

Segundo Perrenoud, existem dez domínios de competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatíveis com os eixos de renovação da escola. Essas competências estão assim especificadas:

I. Administrar a progressão das aprendizagens; organizar e dirigir situações de aprendizagens; utilizar novas tecnologias.

II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; trabalhar em equipe; envolver os alunos.

III. Participar da administração da escola; garantir uma representação consensual,completa e estável de um ofício.

IV. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar a sua própria formação contínua; informar e envolver os pais.

São itens corretos:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II, III e IV

Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupõe algumas exigências, EXCETO:

  • A.

    Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

  • B.

    Criticidade, pesquisa, estética e ética.

  • C.

    Transferência de conhecimentos.

  • D.

    Respeito aos saberes dos educandos, reflexão crítica sobre a prática.

Em relação à formalização do Projeto Político Pedagógico, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    é de fundamental importância o registro sistemático das reflexões e decisões coletivas.

  • B.

    a formulação de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estarão registradas as decisões e reflexões tomadas no coletivo.

  • C.

    o registro formal deve conter a formulação de uma proposta educacional de formação, em consonância com o momento histórico presente.

  • D.

    o processo de avaliação precisa considerar apenas as exigências do cotidiano.

O projeto Político Pedagógico tem por finalidades, EXCETO:

  • A.

    Definir uma linha de trabalho para a escola considerando-a como uma filiação a alguma concepção corrente ( educação libertadora, construtivismo...)

  • B.

    Orientar a ação do grupo de profissionais de uma instituição escolar ou curso.

  • C.

    Permitir a crítica da realidade atual e fornecer o referencial para avaliar o processo de execução do trabalho transformador que propõe.

  • D.

    Ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma refletida, sistematizada, orgânica, científica e participativa .

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, é o instrumento teórico metodológico para, EXCETO:

  • A.

    Concretizar a necessidade de conhecer amplamente a realidade através do diagnóstico.

  • B.

    Representar a efetivação formal da decisão intencional e conjunta da instituição sobre o processo de decisão, execução e avaliação da ação educativa.

  • C.

    Transformar a instituição e os profissionais que nela atuam.

  • D.

    Representar a existência da neutralidade sobre questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.

O diagnóstico no sentido mais preciso de localização das necessidades da instituição, a partir da análise da realidade e/ou do confronto com um parâmetro aceito como válido, corresponde às seguintes tarefas, EXCETO:

  • A.

    O conhecimento da realidade pela pesquisa e análise dos dados relacionados aos problemas, desafios, pontos de apoio para o processo de mudança.

  • B.

    O julgamento que é o confronto entre o ideal e o real, entre o que desejamos ser e o que estamos sendo.

  • C.

    Localização das necessidades (aquilo que falta em cada aspecto relevante analisado) para que a escola possa ter o que deseja.

  • D.

    Percepção dos problemas mais próximos alienando a visão de totalidade.

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