Questões de Pedagogia do ano 2003

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Segundo a LDB, na educação infantil, a avaliação far-se-á:

I. sem o objetivo de promoção;

II. mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças;

III. através de avaliação formativa;

IV. através de testes objetivos e subjetivos.

São corretos APENAS os itens

  • a.

    I e II

  • b.

    I e IV

  • c.

    II e III

  • d.

    II e IV

  • e.

    III e IV

De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo alunos;

II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;

III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

IV. elevados níveis de repetência.

Estão corretos APENAS

  • a.

    I, II e III

  • b.

    I, III e IV

  • c.

    II, III e IV

  • d.

    II e III

  • e.

    III e IV

NÃO representa uma característica da escola tradicional:

  • a.

    a relação entre professor e aluno é magistrocêntrica.

  • b.

    ênfase para aula com metodologia expositiva.

  • c.

    o mestre detém o saber e a autoridade.

  • d.

    preocupa-se com as diferenças individuais.

  • e.

    passividade do aluno como simples receptor da tradição cultural.

Entre os desafios específicos que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos anos podemos citar:

  • a.

    estar reconhecida legalmente no âmbito da educação básica.

  • b.

    autonomia para elaborar seu projeto pedagógico.

  • c.

    a fundamentação de um novo conceito de criança como sujeito da educação.

  • d.

    reforçar a prática pedagógica assistencialista.

  • e.

    criar uma escola que prepare para o trabalho infantil.

Com base na atual LDBEN (Lei no 9.394/96) quanto ao tempo escolar destinado à oferta da Educação Básica, é obrigatório o cumprimento de

  • a.

    oito anos e quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e cento e oitenta dias letivos.

  • b.

    seis anos e pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • c.

    oito anos com cinco horas diárias de efetivo trabalho em sala de aula e aproximadamente duzentos dias letivos.

  • d.

    mínimo de seis anos e máximo de oito anos, com oito horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • e.

    de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera

  • a.

    municipal.

  • b.

    estadual.

  • c.

    federal.

  • d.

    particular.

  • e.

    estadual e federal.

São características da Escola Nova:

  • a.

    as experiências e o conhecimento técnico acumulado.

  • b.

    a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.

  • c.

    o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.

  • d.

    a centralidade no aluno e a valorização da atividade.

  • e.

    os trabalhos manuais e a memorização.

Um dos temas centrais das investigações realizadas por Vygotsky é:

  • a.

    estrutura e conhecimento.

  • b.

    inteligência e emoção.

  • c.

    pensamento e linguagem.

  • d.

    competências e habilidades.

  • e.

    inteligência e habilidades.

Reconhecemos que a valorização da profissão do magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Nessa perspectiva, Aranha (1996:152) destaca três aspectos importantes na formação do educador: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política. O que caracteriza essa formação ética e política é

  • a.

    o domínio de conhecimentos científicos.

  • b.

    a capacidade de educar a partir de valores para um mundo melhor.

  • c.

    o domínio de conhecimentos específicos.

  • d.

    a competência técnica.

  • e.

    a experiência docente.

Quando falamos de Projeto Pedagógico da Escola, estamos nos referindo ao

  • a.

    documento maior que norteia toda a vida escolar.

  • b.

    planejamento pedagógico da equipe técnica.

  • c.

    plano de trabalho da Secretaria de Educação.

  • d.

    plano de trabalho do diretor da escola.

  • e.

    plano Curricular.

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