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A escola indígena deve ser um espaço de interlocução entre os saberes da sociedade indígena e de aquisição de outros conhecimentos. Para que isso ocorra é necessário:
a implementação de uma política baseada em projetos educacionais específicos à realidade sóciocultural e histórica dos povos indígenas.
a instalação de escolas com programas atualizados e modernos recursos pedagógicos.
que haja uma política integracionista que ponha fim à diversidade cultural brasileira.
que se adote uma política de anulação da diversidade étnica e cultural brasileira.
que seja implementada, através de legislação, a incorporação dos índios à sociedade nacional.
"Algumas vezes se abandona a escala de 6 a 10 ou de A a E ou deixa-se de utilizar conceitos como "ótimo", "bom" ou "regular" onde o contexto escolar adquire um certo grau de liberdade, mas os processos pedagógicos continuam vinculados a um produto previamente determinado".
O texto acima de Maria Teresa Esteban faz referência às muitas das propostas atuais de avaliação que mantêm o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos devem ser comparados
para se desenvolver uma avaliação emancipatória.
e não rompem com a prática de avaliação classificatória.
visando a realização de uma avaliação diagnóstica.
visando uma aprendizagem significativa, a partir do erro construtivo.
e organizadas de forma a oferecer a idéia exata do rendimento dos alunos.
A valorização dos profissionais da educação, através da garantia de "aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para este fim"; de "período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho", bem como de "condições adequadas de trabalho", dentre outros aspectos, está prevista
na Constituição Federal/1988.
na Constituição Estadual de Sergipe.
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - no 9.394/96).
na Emenda Constitucional no 14/96.
no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Na verdade, esses professores, ao resistirem a uma mudança que não corresponda às suas condições materiais de trabalho, acabam definindo, dentro de um espaço fora do controle do Estado - a sala de aula - o que se deve ensinar.
Segundo João Baptista Bastos, o plano prioritário da escola é o de gestão; no entanto, as condições materiais desumanas do trabalho escolar podem gerar
não só o conformismo, mas também sentimento de impotência dos educadores.
contraditoriamente, a construção de um projeto pedagógico adequado à realidade dos alunos.
um trabalho coletivo, mas corporativista pois consegue envolver somente parte dos professores.
principalmente, um projeto pedagógico de má qualidade pela falta de competitividade.
o descompromisso de professores com baixa capacidade técnica de ensinar.
Segundo José Carlos Libâneo, a primeira condição para se realizar um planejamento é saber com segurança a
grade de conteúdos que se irá ensinar aos alunos.
metodologia de trabalho a ser adotada em sala de aula.
organização disciplinar de cada série e o perfil dos professores.
direção que queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.
noção do que é plano, planejamento, programa e projeto e suas etapas.
Para Paulo Freire, ensinar é desafiar os educandos a que pensem sua prática, a partir da prática social, e com eles (os educandos), em busca dessa compreensão, estudar rigorosamente
os parâmetros curriculares nacionais.
a teoria da prática.
os conteúdos do núcleo comum dos currículos das escolas.
a metodologia dos conteúdos.
a dinâmica do mercado de trabalho.
Segundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem
disciplinadamente, para que se possa desenvolver atividades iguais para todos os alunos.
naturalmente, para que o professor possa atender individualmente todas as dificuldades dos alunos.
passivamente, para que o professor possa desenvolver seu planejamento de aula.
espontaneamente, diante das dificuldades cognitivas, sem a preocupação constante de produção de conhecimento.
ativamente, diante dos desafios do meio escolar, abandonando os estereótipos, os condicionamentos, as dependências.
Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:
Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.
Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.
Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.
Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.
No processo de alfabetização, o uso das diferentes tipologias textuais é imprescindível. Considerando que cada tipologia textual possui características específicas é correto afirmar:
O texto dissertativo é altamente argumentativo e apelativo visando a modificar comportamentos, manipulando a linguagem e transformando, desta forma, aquilo que é oferecido em objeto de desejo.
O texto narrativo procura ensinar alguma coisa orientando a utilização de determinado objeto ou situação.
O texto epistolar estabelece comunicação escrita com destinatário ausente e ocorre através de correspondência onde o grau de familiaridade entre o emissor e o destinatário definirá a escolha do tipo da escrita: oficial e particular.
O texto literário tem como função básica e central informar o leitor, fazendo-o conhecer o mundo real, possível e imaginário. Oferece uma informação de uso imediato.
Diferentes teóricos influenciaram e permanecem influenciando o fazer e o pensar dos pedagogos na sua intervenção junto ao processo ensinoaprendizagem. Sendo assim, relacione a primeira coluna com a segunda:
Respeitando a ordem das sentenças acima, a alternativa CORRETA é:
1, 3, 4 e 2.
3, 1, 4 e 2.
2, 1, 4 e 3.
4, 3, 2 e 1.
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