Questões de Pedagogia do ano 2003

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A escola indígena deve ser um espaço de interlocução entre os saberes da sociedade indígena e de aquisição de outros conhecimentos. Para que isso ocorra é necessário:

  • a.

    a implementação de uma política baseada em projetos educacionais específicos à realidade sóciocultural e histórica dos povos indígenas.

  • b.

    a instalação de escolas com programas atualizados e modernos recursos pedagógicos.

  • c.

    que haja uma política integracionista que ponha fim à diversidade cultural brasileira.

  • d.

    que se adote uma política de anulação da diversidade étnica e cultural brasileira.

  • e.

    que seja implementada, através de legislação, a incorporação dos índios à sociedade nacional.

"Algumas vezes se abandona a escala de 6 a 10 ou de A a E ou deixa-se de utilizar conceitos como "ótimo", "bom" ou "regular" onde o contexto escolar adquire um certo grau de liberdade, mas os processos pedagógicos continuam vinculados a um produto previamente determinado".

O texto acima de Maria Teresa Esteban faz referência às muitas das propostas atuais de avaliação que mantêm o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos devem ser comparados

  • a.

    para se desenvolver uma avaliação emancipatória.

  • b.

    e não rompem com a prática de avaliação classificatória.

  • c.

    visando a realização de uma avaliação diagnóstica.

  • d.

    visando uma aprendizagem significativa, a partir do erro construtivo.

  • e.

    e organizadas de forma a oferecer a idéia exata do rendimento dos alunos.

A valorização dos profissionais da educação, através da garantia de "aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para este fim"; de "período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho", bem como de "condições adequadas de trabalho", dentre outros aspectos, está prevista

  • a.

    na Constituição Federal/1988.

  • b.

    na Constituição Estadual de Sergipe.

  • c.

    na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - no 9.394/96).

  • d.

    na Emenda Constitucional no 14/96.

  • e.

    no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na verdade, esses professores, ao resistirem a uma mudança que não corresponda às suas condições materiais de trabalho, acabam definindo, dentro de um espaço fora do controle do Estado - a sala de aula - o que se deve ensinar.

Segundo João Baptista Bastos, o plano prioritário da escola é o de gestão; no entanto, as condições materiais desumanas do trabalho escolar podem gerar

  • a.

    não só o conformismo, mas também sentimento de impotência dos educadores.

  • b.

    contraditoriamente, a construção de um projeto pedagógico adequado à realidade dos alunos.

  • c.

    um trabalho coletivo, mas corporativista pois consegue envolver somente parte dos professores.

  • d.

    principalmente, um projeto pedagógico de má qualidade pela falta de competitividade.

  • e.

    o descompromisso de professores com baixa capacidade técnica de ensinar.

Segundo José Carlos Libâneo, a primeira condição para se realizar um planejamento é saber com segurança a

  • a.

    grade de conteúdos que se irá ensinar aos alunos.

  • b.

    metodologia de trabalho a ser adotada em sala de aula.

  • c.

    organização disciplinar de cada série e o perfil dos professores.

  • d.

    direção que queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.

  • e.

    noção do que é plano, planejamento, programa e projeto e suas etapas.

Para Paulo Freire, ensinar é desafiar os educandos a que pensem sua prática, a partir da prática social, e com eles (os educandos), em busca dessa compreensão, estudar rigorosamente

  • a.

    os parâmetros curriculares nacionais.

  • b.

    a teoria da prática.

  • c.

    os conteúdos do núcleo comum dos currículos das escolas.

  • d.

    a metodologia dos conteúdos.

  • e.

    a dinâmica do mercado de trabalho.

Segundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem

  • a.

    disciplinadamente, para que se possa desenvolver atividades iguais para todos os alunos.

  • b.

    naturalmente, para que o professor possa atender individualmente todas as dificuldades dos alunos.

  • c.

    passivamente, para que o professor possa desenvolver seu planejamento de aula.

  • d.

    espontaneamente, diante das dificuldades cognitivas, sem a preocupação constante de produção de conhecimento.

  • e.

    ativamente, diante dos desafios do meio escolar, abandonando os estereótipos, os condicionamentos, as dependências.

Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:

  • A.

    Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.

  • B.

    Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.

  • C.

    Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.

  • D.

    Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.

No processo de alfabetização, o uso das diferentes tipologias textuais é imprescindível. Considerando que cada tipologia textual possui características específicas é correto afirmar:

  • A.

    O texto dissertativo é altamente argumentativo e apelativo visando a modificar comportamentos, manipulando a linguagem e transformando, desta forma, aquilo que é oferecido em objeto de desejo.

  • B.

    O texto narrativo procura ensinar alguma coisa orientando a utilização de determinado objeto ou situação.

  • C.

    O texto epistolar estabelece comunicação escrita com destinatário ausente e ocorre através de correspondência onde o grau de familiaridade entre o emissor e o destinatário definirá a escolha do tipo da escrita: oficial e particular.

  • D.

    O texto literário tem como função básica e central informar o leitor, fazendo-o conhecer o mundo real, possível e imaginário. Oferece uma informação de uso imediato.

Diferentes teóricos influenciaram e permanecem influenciando o fazer e o pensar dos pedagogos na sua intervenção junto ao processo ensinoaprendizagem. Sendo assim, relacione a primeira coluna com a segunda:

Respeitando a ordem das sentenças acima, a alternativa CORRETA é:

  • A.

    1, 3, 4 e 2.

  • B.

    3, 1, 4 e 2.

  • C.

    2, 1, 4 e 3.

  • D.

    4, 3, 2 e 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...