Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é
compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir.
estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental.
exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos.
dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua.
compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto
futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social.
pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda.
pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais.
sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento.
indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação.
No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:
importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas.
assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças.
mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições.
um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres.
um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como
um instrumento de diagnóstico do nível de aprendizagem infantil com vistas à tomada de decisões sobre o acesso da criança ao Ensino Fundamental.
um instrumento de acompanhamento e registro de etapas alcançadas nos cuidados e na educação infantil, com vistas à organização das propostas pedagógicas da instituição.
um relatório contendo os principais aspectos do desenvolvimento infantil, as conquistas na aprendizagem, que visa principalmente informar aos pais sobre o percurso escolar de seus filhos.
a estratégia utilizada pela escola para, de acordo com cada criança, controlar seu comportamento.
uma ação escolar apropriada para o trabalho com crianças maiores e que não deve acontecer na Educação Infantil.
Considere as afirmações abaixo.
I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.
II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.
III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...
As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:
Para Luiz Carlos de Freitas, a forma de funcionamento da escola não é ingênua e nem sem propósitos definidos, pois apresenta uma maneira particular de organizar os
conteúdos e metodologias.
alunos que querem realmente estudar.
conteúdos curriculares de acordo com a clientela.
trabalho dos alunos segundo sua capacidade e interesse em estudar.
tempos e os espaços da escola, impondo um único ritmo de aprendizado a todos.
Analise as afirmações abaixo.
Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?
Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?
Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há
domínio dos conteúdos.
humildade.
conhecimento.
vontade de aprender.
superação do erro.
Considere os desafios de uma escola.
I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"
II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.
III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.
(SME, Revista Educação 04)
Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são
questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários.
resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano.
dificuldades naturais de toda organização curricular.
diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões.
provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores.
A reflexão acima identifica um problema encontrado quando não se pensa uma proposta de formação que incorpore um trabalho
contínuo e sistemático de reflexão voltado para a identificação das situações-problema e suas causas, visando ações que superem as que possam ser revertidas.
dinâmico com a utilização de metodologias modernas que possibilite sensibilizar os educadores descomprometidos com o trabalho educativo.
embasado em teorias construtivistas − interacionistas, não distanciadas do entendimento dos professores.
organizado e planejado por equipe técnica comprometida com a qualidade do ensino.
sistemático de avaliação da prática educativa do professor.
Os textos acima fazem referência à
poesia como forma de recreação.
imagem como conteúdo de programa.
aprendizagem espontânea das crianças.
arte como um modo de ver e dizer de si e do mundo.
forma mais correta de apresentar aos alunos um novo conceito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...