Questões de Pedagogia do ano 2004

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Na sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é

  • A.

    compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir.

  • B.

    estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental.

  • C.

    exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos.

  • D.

    dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua.

  • E.

    compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto

  • A.

    futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social.

  • B.

    pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda.

  • C.

    pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais.

  • D.

    sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento.

  • E.

    indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação.

No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:

  • A.

    importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas.

  • B.

    assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças.

  • C.

    mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições.

  • D.

    um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres.

  • E.

    um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como

  • A.

    um instrumento de diagnóstico do nível de aprendizagem infantil com vistas à tomada de decisões sobre o acesso da criança ao Ensino Fundamental.

  • B.

    um instrumento de acompanhamento e registro de etapas alcançadas nos cuidados e na educação infantil, com vistas à organização das propostas pedagógicas da instituição.

  • C.

    um relatório contendo os principais aspectos do desenvolvimento infantil, as conquistas na aprendizagem, que visa principalmente informar aos pais sobre o percurso escolar de seus filhos.

  • D.

    a estratégia utilizada pela escola para, de acordo com cada criança, controlar seu comportamento.

  • E.

    uma ação escolar apropriada para o trabalho com crianças maiores e que não deve acontecer na Educação Infantil.

Considere as afirmações abaixo.

I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.

II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.

III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...

As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:

  • A. Qualidade Social da Educação.
  • B. Qualidade Total da Educação.
  • C. Uma Escola para Todos.
  • D. Escola Plural.
  • E. Escola Cidadã.

Para Luiz Carlos de Freitas, a forma de funcionamento da escola não é ingênua e nem sem propósitos definidos, pois apresenta uma maneira particular de organizar os

  • A.

    conteúdos e metodologias.

  • B.

    alunos que querem realmente estudar.

  • C.

    conteúdos curriculares de acordo com a clientela.

  • D.

    trabalho dos alunos segundo sua capacidade e interesse em estudar.

  • E.

    tempos e os espaços da escola, impondo um único ritmo de aprendizado a todos.

Analise as afirmações abaixo.

Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?

Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?

Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?

Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há

  • A.

    domínio dos conteúdos.

  • B.

    humildade.

  • C.

    conhecimento.

  • D.

    vontade de aprender.

  • E.

    superação do erro.

Considere os desafios de uma escola.

I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"

II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.

III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.

(SME, Revista Educação 04)

Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são

  • A.

    questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários.

  • B.

    resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano.

  • C.

    dificuldades naturais de toda organização curricular.

  • D.

    diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões.

  • E.

    provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores.

A reflexão acima identifica um problema encontrado quando não se pensa uma proposta de formação que incorpore um trabalho

  • A.

    contínuo e sistemático de reflexão voltado para a identificação das situações-problema e suas causas, visando ações que superem as que possam ser revertidas.

  • B.

    dinâmico com a utilização de metodologias modernas que possibilite sensibilizar os educadores descomprometidos com o trabalho educativo.

  • C.

    embasado em teorias construtivistas − interacionistas, não distanciadas do entendimento dos professores.

  • D.

    organizado e planejado por equipe técnica comprometida com a qualidade do ensino.

  • E.

    sistemático de avaliação da prática educativa do professor.

Os textos acima fazem referência à

  • A.

    poesia como forma de recreação.

  • B.

    imagem como conteúdo de programa.

  • C.

    aprendizagem espontânea das crianças.

  • D.

    arte como um modo de ver e dizer de si e do mundo.

  • E.

    forma mais correta de apresentar aos alunos um novo conceito.

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