Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na aplicação do exercício, ligar os alimentos da coluna "A" com a coluna "B", conforme a ilustração abaixo.
O professor poderá utilizar com seus alunos esse exercício para
conhecer as conseqüências da desnutrição.
saber quais os produtos finais da digestão das proteínas, gorduras e dos carboidratos.
reconhecer os diferentes tipos de alimentos quanto à composição química.
conhecer os principais métodos de conservação dos alimentos.
saber explicar onde ocorrem, no organismo, transformações dos alimentos, de acordo com sua constituição.
De acordo com os estudos de Telma Weiss, sobre a avaliação, analise as afirmativas.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
II e III.
I e III.
apenas a III.
Todas.
Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que
é o maior responsável pela má qualidade da educação, devido à sua falta de compromisso e à desqualificação profissional.
este deve ser um articulador e colaborador na relação da escola com as famílias e a comunidade, deve zelar pela aprendizagem dos alunos e participar das atividades de planejamento, entre outras.
é o profissional responsável pelo processo de aprendizagem e pela avaliação dos alunos, sendo opcional colaborar com a articulação entre escola, família e comunidade.
é o responsável pela aprendizagem dos alunos, devendo exigir a participação e a presença dos pais na escola.
é um profissional que deve cumprir com os seus compromissos em sala de aula e não deve se envolver com a comunidade e a família dos alunos, para não ferir os princípios éticos contidos na LDB.
A construção da gestão democrática na escola é um processo que requer o envolvimento de todos os atores envolvidos internamente e externamente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I.
I e III.
III.
Todas.
De acordo com os estudos de Vygosky, é correto afirmar que
a brincadeira de faz de conta como brincar de casinha, de escolinha, com cabo de vassoura, embora pouco estruturada, possui papel fundamental no desenvolvimento de conceitos, uma vez que a criança é levada a agir num mundo imaginário, vivendo uma situação de transição entre objetos concretos e suas ações com significado.
os jogos e as brincadeiras possuem papel secundário no desenvolvimento de conceitos das crianças, uma vez que a carga genética herdada dos pais define a capacidade de pensar e agir em situações concretas.
os jogos e as brincadeiras, embora possuam um papel fundamental na aprendizagem infantil, em nada contribuem para a construção de conceitos pela criança.
através da imitação, a criança reproduz, mecanicamente, os conhecimentos adquiridos na interação com o meio social.
embora o brinquedo crie uma zona de desenvolvimento proximal, ao brincar, a criança não consegue distinguir objeto e significado.
O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas tem implementado mudanças no campo do currículo, de avaliação e na definição de políticas educacionais para educação básica. Visando nortear a prática educacional nas escolas brasileiras, o MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Nesta perspectiva, é correto afirmar que
considerando os PCNS como elemento integrador de ações na busca da melhoria da qualidade na educação, estes devem ser implantados e seguidos rigorosamente pelas escolas, para que possamos mudar o quadro educacional atual.
a busca de qualidade impõe a necessidade de investimento em diferentes frentes, sendo necessário investir na formação inicial e continuada de professores, desenvolvendo uma política de salários digna e um plano de carreira para os professores, revendo a qualidade de livros didáticos, disponibilizando materiais didáticos e recursos tecnológicos, além de rever a questão curricular, considerando as diferenças regionais e culturais do nosso país.
com a criação dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), o governo federal soluciona os problemas educacionais brasileiros, na medida em que centraliza as propostas pedagógicas das escolas nas secretarias de educação municipal e estadual.
o currículo das escolas deve atender às exigências nacionais, sendo construído pela base comum nacional que contempla todas as necessidades de conhecimento produzido socialmente, no mundo do trabalho e em qualquer espaço do território nacional.
visando garantir a qualidade da educação, o governo federal centralizou as ações relacionadas à elaboração do currículo, ao sistema de avaliação, à formação de professores e à parte diversificada do currículo.
Vygotsky analisou, em suas pesquisas, os diversos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, tendo como referência a abordagem genética na qual se destacam as teorias de Jean Piaget e Henri Wallon. Diante dos estudos desenvolvidos por Vygotsky, analise as afirmativas abaixo.
Conclui-se que estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
E) Todas.
Em sua obra Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) descreve os saberes necessários à prática educativa a partir da reflexão sobre a dimensão ética, política e epistemológica. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I e III.
II e III.
I e II.
apenas a I.
Todas.
Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que
a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.
devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.
a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.
a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.
o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.
De acordo com Veiga (1996), os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; a qualidade; a gestão democrática, a liberdade e a valorização do magistério. Nesta perspectiva, é correto afirmar que
o Projeto Político-Pedagógico é um documento que expressa o desejo coletivo de mudança, devendo ser elaborado internamente, apenas, pelos professores e pela equipe técnica da escola. Ao tomar conhecimento do PPP, os pais, alunos e comunidade poderão acompanhá-lo e seguir suas orientações.
o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional que se constitui num processo democrático e coletivo de organização e planejamento pedagógico da escola em sua globalidade. Enquanto instrumento de luta, visa superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder, na perspectiva de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade.
o Projeto Político-Pedagógico é um documento de apoio à prática docente, garantindo, nesse sentido, a autonomia do professor para decidir isoladamente o perfil do cidadão que deseja formar, a metodologia e os critérios de avaliação deve adotar em sala de aula.
no Projeto Político-Pedagógico, estão definidos os conhecimentos e os saberes coletivos que fazem parte dos programas oficiais de ensino com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais, devendo ser seguidos, rigorosamente, visando a uma Educação de qualidade.
ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, a escola cria mecanismos democráticos que garantem o repasse de verba direto para a escola, visando solucionar os problemas financeiros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...