Questões de Pedagogia do ano 2004

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Na aplicação do exercício, ligar os alimentos da coluna "A" com a coluna "B", conforme a ilustração abaixo.

O professor poderá utilizar com seus alunos esse exercício para

  • A.

    conhecer as conseqüências da desnutrição.

  • B.

    saber quais os produtos finais da digestão das proteínas, gorduras e dos carboidratos.

  • C.

    reconhecer os diferentes tipos de alimentos quanto à composição química.

  • D.

    conhecer os principais métodos de conservação dos alimentos.

  • E.

    saber explicar onde ocorrem, no organismo, transformações dos alimentos, de acordo com sua constituição.

De acordo com os estudos de Telma Weiss, sobre a avaliação, analise as afirmativas.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    apenas a III.

  • E.

    Todas.

Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que

  • A.

    é o maior responsável pela má qualidade da educação, devido à sua falta de compromisso e à desqualificação profissional.

  • B.

    este deve ser um articulador e colaborador na relação da escola com as famílias e a comunidade, deve zelar pela aprendizagem dos alunos e participar das atividades de planejamento, entre outras.

  • C.

    é o profissional responsável pelo processo de aprendizagem e pela avaliação dos alunos, sendo opcional colaborar com a articulação entre escola, família e comunidade.

  • D.

    é o responsável pela aprendizagem dos alunos, devendo exigir a participação e a presença dos pais na escola.

  • E.

    é um profissional que deve cumprir com os seus compromissos em sala de aula e não deve se envolver com a comunidade e a família dos alunos, para não ferir os princípios éticos contidos na LDB.

A construção da gestão democrática na escola é um processo que requer o envolvimento de todos os atores envolvidos internamente e externamente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    I e II.

  • B.

    I.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III.

  • E.

    Todas.

De acordo com os estudos de Vygosky, é correto afirmar que

  • A.

    a brincadeira de faz de conta como brincar de casinha, de escolinha, com cabo de vassoura, embora pouco estruturada, possui papel fundamental no desenvolvimento de conceitos, uma vez que a criança é levada a agir num mundo imaginário, vivendo uma situação de transição entre objetos concretos e suas ações com significado.

  • B.

    os jogos e as brincadeiras possuem papel secundário no desenvolvimento de conceitos das crianças, uma vez que a carga genética herdada dos pais define a capacidade de pensar e agir em situações concretas.

  • C.

    os jogos e as brincadeiras, embora possuam um papel fundamental na aprendizagem infantil, em nada contribuem para a construção de conceitos pela criança.

  • D.

    através da imitação, a criança reproduz, mecanicamente, os conhecimentos adquiridos na interação com o meio social.

  • E.

    embora o brinquedo crie uma zona de desenvolvimento proximal, ao brincar, a criança não consegue distinguir objeto e significado.

O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas tem implementado mudanças no campo do currículo, de avaliação e na definição de políticas educacionais para educação básica. Visando nortear a prática educacional nas escolas brasileiras, o MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Nesta perspectiva, é correto afirmar que

  • A.

    considerando os PCNS como elemento integrador de ações na busca da melhoria da qualidade na educação, estes devem ser implantados e seguidos rigorosamente pelas escolas, para que possamos mudar o quadro educacional atual.

  • B.

    a busca de qualidade impõe a necessidade de investimento em diferentes frentes, sendo necessário investir na formação inicial e continuada de professores, desenvolvendo uma política de salários digna e um plano de carreira para os professores, revendo a qualidade de livros didáticos, disponibilizando materiais didáticos e recursos tecnológicos, além de rever a questão curricular, considerando as diferenças regionais e culturais do nosso país.

  • C.

    com a criação dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), o governo federal soluciona os problemas educacionais brasileiros, na medida em que centraliza as propostas pedagógicas das escolas nas secretarias de educação municipal e estadual.

  • D.

    o currículo das escolas deve atender às exigências nacionais, sendo construído pela base comum nacional que contempla todas as necessidades de conhecimento produzido socialmente, no mundo do trabalho e em qualquer espaço do território nacional.

  • E.

    visando garantir a qualidade da educação, o governo federal centralizou as ações relacionadas à elaboração do currículo, ao sistema de avaliação, à formação de professores e à parte diversificada do currículo.

Vygotsky analisou, em suas pesquisas, os diversos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, tendo como referência a abordagem genética na qual se destacam as teorias de Jean Piaget e Henri Wallon. Diante dos estudos desenvolvidos por Vygotsky, analise as afirmativas abaixo.

Conclui-se que estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    E) Todas.

Em sua obra Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) descreve os saberes necessários à prática educativa a partir da reflexão sobre a dimensão ética, política e epistemológica. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    apenas a I.

  • E.

    Todas.

Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que

  • A.

    a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.

  • B.

    devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.

  • C.

    a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.

  • D.

    a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.

  • E.

    o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.

De acordo com Veiga (1996), os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; a qualidade; a gestão democrática, a liberdade e a valorização do magistério. Nesta perspectiva, é correto afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento que expressa o desejo coletivo de mudança, devendo ser elaborado internamente, apenas, pelos professores e pela equipe técnica da escola. Ao tomar conhecimento do PPP, os pais, alunos e comunidade poderão acompanhá-lo e seguir suas orientações.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional que se constitui num processo democrático e coletivo de organização e planejamento pedagógico da escola em sua globalidade. Enquanto instrumento de luta, visa superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder, na perspectiva de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade.

  • C.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento de apoio à prática docente, garantindo, nesse sentido, a autonomia do professor para decidir isoladamente o perfil do cidadão que deseja formar, a metodologia e os critérios de avaliação deve adotar em sala de aula.

  • D.

    no Projeto Político-Pedagógico, estão definidos os conhecimentos e os saberes coletivos que fazem parte dos programas oficiais de ensino com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais, devendo ser seguidos, rigorosamente, visando a uma Educação de qualidade.

  • E.

    ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, a escola cria mecanismos democráticos que garantem o repasse de verba direto para a escola, visando solucionar os problemas financeiros.

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