Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A matemática como produção humana está presente no cotidiano das crianças, jovens e adultos. Seu ensino pode contribuir para a ampliação da consciência crítica da população ou causar a impressão que a matemática é ciência para poucos. Em relação aos desafios do ensino da matemática no ensino fundamental é correto afirmar que;
Torna-se necessário ensinar matemática, a partir da 5ª série, visando desenvolverem as habilidades de contagem, cálculo e medidas, tendo em vista a resolução de problemas ligados a vida prática cotidiana e tarefas escolares.
Torna-se necessário ensinar matemática, para todos os alunos, visando desenvolverem as habilidades de contagem, cálculo e medidas, tendo em vista a resolução de problemas ligados à vida prática cotidiana e tarefas escolares.
Torna-se necessário ensinar matemática, conforme seleção escolar, visando desenvolverem as habilidades de contagem, cálculo e medidas, tendo em vista a resolução de problemas ligados a vida prática cotidiana e tarefas escolares.
Torna-se necessário ensinar matemática, para os alunos que apresentarem maior facilidade, visando desenvolverem as habilidades de contagem, cálculo e medidas, tendo em vista a resolução de problemas ligados à vida prática cotidiana e tarefas escolares.
Trabalhar com jovens e adultos é assumir o compromisso que a prática educativa será permeada pelo diálogo. Numa visão histórico-crítica de educação é correto afirmar que:
no trabalho com jovens e adultos o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio cultural, social, sendo o professor guiado pelo grupo neste processo.
no trabalho com jovens e adultos o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio cultural, social, sendo o professor o facilitador neste processo.
no trabalho com jovens e adultos o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio cultural, social, sendo o professor o mediador neste processo.
no trabalho com jovens e adultos o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio cultural, social, sendo o professor o responsável, sozinho, deste processo.
A educação como direito social não é uma doação. Torna-se fundamental que crianças, jovens e adultos participem ativamente no processo de construção de uma sociedade mais equânime e solidária. Nesta perspectiva a escola de ensino fundamental assume grande importância no cenário brasileiro. É correto afirmar que:
A escola, como instância de ação, surgida das próprias necessidades históricas da humanidade, adquire um significado especial, sendo uma das instituições, onde nossos anseios educacionais, podem apenas traduzir-se em práticas pedagógicas.
A escola, como instância de ação, surgida das próprias necessidades históricas da humanidade, adquire um significado especial, sendo uma das instituições, onde nossos anseios educacionais, não podem traduzir-se em práticas pedagógicas, conseqüentemente práticas políticas e sociais.
A escola, como instância de ação, surgida das próprias necessidades históricas da humanidade, adquire um significado especial, sendo uma das instituições, onde nossos anseios educacionais, podem apenas traduzir-se em práticas políticas.
A escola, como instância de ação, surgida das próprias necessidades históricas da humanidade, adquire um significado especial, sendo uma das instituições, onde nossos anseios educacionais, podem traduzir-se em práticas pedagógicas, conseqüentemente práticas políticas e sociais.
Uma perspectiva progressista de prática pedagógica, visualiza a docência, dentro de suas contradições, mas procura agir criativamente buscando elementos de superação. Tais atitudes revelam visões de mundo e de ensino. Nesta direção é correto afirmar que uma prática pedagógica crítica:
compreende a educação como interferência absoluta na sociedade, assumindo autonomia frente a contradições sociais.
compreende a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço.
compreende a educação como mediação de um projeto social, uma instância, entre outras, na luta por mudanças sociais.
compreende a educação como instância social que está voltada para a formação da personalidade dos indivíduos integrando-os harmonicamente.
Paulo Freire é conhecido internacionalmente como um grande pedagogo brasileiro. Dedicou sua vida nas temáticas relacionadas a alfabetização de jovens e adultos. Suas idéias consideram que o importante não é a pura e mecânica transmissão de conhecimentos mas o despertar de uma nova relação com a experiência vivida. Em relação a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire é correto afirmar que:
Na alfabetização de adultos a motivação se dá a partir da codificação de uma situação problema, da qual, não se toma distância para analisá-la criticamente.
Por ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda uma relação de autêntico diálogo, onde a mensagem prioritária é a do professor.
Na alfabetização de adultos, o diálogo é método básico, assim, a relação é vertical. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do conhecimento.
Na alfabetização de adultos admite-se, durante o processo, a avaliação da prática vivenciada, entre o educador e o educando, sem o que a relação pedagógica perde em consistência e cumplicidade.
Desde os tempos primitivos o ser humano buscou reproduzir um sistema gráfico que espelhasse a fala. A escrita como outras produções humanas desenvolveu características próprias que a tornaram elemento de socialização e democratização. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O domínio da escrita está sempre associado ao desenvolvimento político, cultural e econômico de um povo.
Nos paises desenvolvidos o acesso à escrita atinge uma parcela restrita da população.
Nos paises em desenvolvimento o índice de analfabetismo é ínfimo, entre as classes sociais menos favorecidas.
A escrita se constitui símbolo de uma nação, sendo naturalmente, um direito de poucos.
Quando avaliamos as ações circunscritas num Projeto Político Pedagógico, de uma determinada unidade escolar, que possui como elemento articulador dos processos de aprendizagem - a interdisciplinaridade, podemos afirmar que seus objetivos foram atingidos, quanto:
( ) A autoridade na sala de aula foi conquistada, e não simplesmente outorgada pela direção.
( ) As práticas pedagógicas desenvolvidas numa determinada sala de aula possuem inicio, meio e fim.
( ) Os espaços escolares permanecem os mesmos, pois quem trabalha com a interdisciplinaridade, trabalha com a junção das disciplinas e não com os elementos físicos que compõe a escola.
( ) O projeto inicial interdisciplinar contaminou outros projetos desenvolvidos na escola, e mudou a prática pedagógica de professores que desenvolviam seus conteúdos disciplinares.
A seqüência correta é:
Ao falarmos em função social da escola, implícita necessariamente entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Para Perrenoud (2000, p.25) "organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem". Diante de tal enunciado é correto afirmar:
Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.
Não se faz necessário garantir pleno envolvimento dos alunos no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
É necessário conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
O professor deve somente trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros são obstáculos constantes a aprendizagem.
Nóvoa (1995) indica entre os fatores de mudança sobre a função docente, doze elementos de transformação no sistema escolar: Assinale a alternativa correta:
No momento atual, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de saber a matéria que leciona, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico do s alunos, da integração social e da orientação social.
Nas últimas duas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, ou seja, denota-se ainda que o ensino está centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.
O desenvolvimento de fontes de informação alternativas, principalmente os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel transmissor de conhecimentos.
A massificação do ensino e o aumento das responsabilidades dos professores culminaram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
O trabalho com crianças pequenas é espontâneo, não se estruturando, portanto, em base curricular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...