Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em Pernambuco, encontramos uma paisagem com acentuados contrastes naturais e problemas naturais e socioambientais.
Sobre esse assunto, analise as alternativas e assinale a incorreta.
O clima da Zona da Mata é quente e úmido, enquanto o do Sertão é semi-árido.
O Agreste é uma área de transição apenas entre a Mata Norte, por apresentar um índice pluviométrico menor que a Mata Sul.
A caatinga hiperxerófila é constituída, predominantemente, de áreas mais secas do semi-árido pernambucano.
As formações vegetais de praias correspondem a um tipo de vegetação rasteira sobre solos arenosos.
Os manguezais localizam-se entre as áreas de contato da água salgada oceânica com a água doce dos rios.
Trabalhando o conteúdo Hidrografia de Pernambuco, observemos o mapa abaixo.
Podemos identificar e analisar que
I. o rio São Francisco serve em grande parte do seu curso de linha divisória entre os Estados de Pernambuco e a Bahia. Separa a Bahia e Sergipe de Alagoas, até desembocar no Oceano Atlântico.
II. o rio São Francisco tem vários afluentes, como Brígida, Pajeú e Ipanema.
III. a foz do rio Goiana localiza-se na divisa de Pernambuco com a Paraíba.
IV. devido à localização geográfica, o rio Capibaribe é um rio totalmente perene.
Sobre as afirmativas, estão corretas
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e IV
apenas II, III e IV.
apenas I, II e IV
As relações espaciais topológicas elementares começam a ser estabelecidas pela criança desde o nascimento. "São as relações espaciais que se estabelecem no espaço mais próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, trás, perto, longe, etc. Não são consideradas distâncias, medidas e ângulos." (Almeida e Passini. Pág.31)
O professor de geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental I deve considerar a percepção espacial desenvolvida nas crianças, exceto
as relações espaciais topológicas elementares não envolvem referenciais preciosos de localização, embora seja a base para o trabalho sobre o espaço geográfico e cartográfico.
as localizações são, portanto, contínuas, e o espaço forma um todo.
a criança percebe que os objetos vizinhos são percebidos no mesmo plano, próximos, contíguos
a percepção da criança de cada elemento e sua relação com os demais leva à relação de envolvimento, que pode ser percebida em uma, duas ou três dimensões
as relações topológicas espaciais se processam na criança na seguinte ordem: vizinhança, envolvimento, separação, ordem e continuidade.
Observe o desenho abaixo que apresenta as características das sub-regiões do Nordeste brasileiro no sentido leste-oeste.
A ordem correta é
Meio–Norte, Agreste, Zona da Mata e Sertão.
Zona da Mata, Agreste , Sertão e Meio–Norte.
Agreste, Zona da Mata ,Sertão e Meio–Norte
Zona da Mata, Meio–Norte, Sertão e Agreste
Meio–Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata
"Os referenciais geográficos de orientação são definidos a partir dos movimentos da Terra. Seu entendimento exige grande capacidade de abstração como coordenar o movimento de rotação da Terra com o movimento aparente do sol e a resultante sucessão de dias e noites."(Almeida e Passini. Pág.42)
Em relação ao texto, analise as seguintes afirmativas.
I. O leste (nascente) só pode ser ensinado como o lugar onde o sol nasce. E o oeste (poente), como o lugar onde o sol se esconde.
II. O leste e o oeste são pontos de entrada da Terra na luz e/ ou sombra do lugar onde o sujeito se encontra, sendo observáveis pela presença ou pela ausência do sol.
III. O leste e o oeste não são pontos, são antes o sentido de que se pode tomar indo em direção do surgimento da luz ou da sombra, considerando o sentido do movimento de rotação da Terra que se faz de oeste para leste.
Está(ao) incorreta(s)
"O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes": (Daniel H. de Medeiros)
Sobre eles, analise as afirmativas abaixo.
I. O nosso presente vivido irá compor a História de amanhã assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes que agora pertencem ao passado.
II. A organização de nossa sociedade assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes nem sempre se constituíram da maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre.
III. Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, não produz o mesmo resultado para todos.
IV. O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e condições as sociedades se organizaram, para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social.
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV.
somente II, III e IV.
somente I, III e IV
todas.
É construindo a noção de identidade regional e nacional que o aluno se entenderá como sujeito de direitos e deveres, capaz de interferir e modificar a realidade que o cerca." Uma das situações abaixo não contribui para a obtenção deste objetivo. Assinale-a.
Trabalhar ordenação temporal, relacionando sempre a história local e regional à nacional ou internacional.
Comparar sociedades e coletividades diversas para identificar em diferenças e semelhanças, os conflitos e as contradições que encerram
Posicionar-se pessoal e criticamente sobre os fatos, as ações e os embates que marcam a seqüência histórica em estudo.
Reconhecer que não existe relação entre passado e presente, porque o processo histórico é estático.
Somar aos conhecimentos teóricos adquiridos sua experiência pessoa
Em uma situação de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar relações temporais, objetivando
I. explicar que o estudo do passado busca dar sentido aos questionamentos e dúvidas do presente.
II. fazer o aluno perceber que o estudo da História é já uma prática do seu cotidiano.
III. mostrar que o estudo do passado nos aliena do presente, provocando mudanças nas relações sociais.
IV. explicar que o caminho para o ensino da História em qualquer tempo, objeto de estudo, deve ser o da curiosidade e o do interesse livre.
Estão corretas
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV
Sobre o Trabalho com o eixo tempo no estudo da História, analise as seguintes proposições:
I. É necessário esclarecer que as marcações e as ordenações do tempo, por meio de calendários, são uma construção que pode variar de uma cultura para outra.
II. A ordenação de seqüências de fotos ou figuras do ser humano, de uma planta ou de um animal, nas diferentes etapas da sua vida, é um exercício que propicia aos alunos lidar com o tempo de uma maneira concreta.
III. Em história, considera-se a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e seqüenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais.
IV. "A história procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido".
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, III e IV
Apenas I, II e IV.
Todas.
A ocupação do território pernambucano em função das atividades econômicas é tema de uma aula para o ensino fundamental. O relato de como ocorreu a conquista do interior da capitania, a partir dos rios da região, que funcionaram como verdadeiros corredores de penetração, é uma exposição em que se deve ressaltar para o aluno as seguintes relações:
I. Condições naturais X atividades econômicas.
II. Necessidades humanas X atividades econômicas.
III. Atividades econômicas X povoamento.
IV. Melhoria da qualidade de vida X crescimento populacional.
Estão corretas
somente I e II.
somente II e III.
somente II e IV.
somente III e IV.
todas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...