Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:
"Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"
"A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"
"O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"
"Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Os parâmetros curriculares nacionais definem os objetivos da educação como "capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla". Considerando-se o modo como são apresentados os sujeitos dos textos 2 e 3, os aspectos e situações descritas revelam questões de ordem:
cognitiva
afetiva
física
ética
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
"Como já disse era um anjo safado / O chato de um querubim / Que decretou que eu tava predestinado / A ser todo ruim"
A forma como o sujeito expressa a sua condição, nos versos acima, revela uma forte orientação de base:
determinista
construtivista
associacionista
comportamentalista
Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.
Ao revelarem pessoas em diferentes estágios de vida, desde a infância à fase adulta, os textos 2 e 3 relacionam-se à noção de projeto político-pedagógico, a qual referencia o compromisso da Educação com:
a formação política do cidadão
os modelos de ensino diversificado
o desenvolvimento do sujeito social
as etapas do desenvolvimento humano
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
O elemento do cotidiano escolar que mais proximamente atende à necessidade de resgate da relação entre a educação do sujeito contemporâneo revelado no Texto 1 e sua integração social é:
currículo aberto
ensino integrado
avaliação continuada
atendimento individualizado
Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.
"... por toda parte, o tripé ciência/técnica/indústria perde seu caráter providencial. A idéia de progresso continua sedutora e cheia de promessas apenas nos lugares onde ainda se sonha com o bem-estar e com recursos técnicos libertadores. Mas ela começa a ser questionada no mundo do bem-estar."
(MORIN, E. et WULF, C (2002) Planeta - a aventura desconhecida. Trad. Portuguesa: São Paulo, UNESP, 2002. pp: 16)
Com base no trecho acima e no contexto descrito no Texto 1, pode-se fundamentar a motivação do seguinte traço característico da educação brasileira contemporânea:
declínio do interesse em processos tecnicistas
declínio do interesse em políticas educacionais
declínio do interesse em fundamentos filosóficos
declínio do interesse em preparação para o trabalho
Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período
hipotético dedutivo.
sensoriomotor.
operatório formal.
pré-operatório.
simbólico.
Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase
de primeira infância.
de segunda infância
da pré-adolescência.
da adolescência.
adulta.
A tarefa fundamental da escola é
ensinar os movimentos e sua relação com o pensar.
promover o fazer juntamente com o compreender.
ativar os esquemas motores das crianças.
ensinar as relações intelectuais nos movimentos.
promover o bem estar da criança sem necessariamente ensinar nada.
A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque
apresenta os benefícios filosóficos.
determina um alvo onde quer chegar.
se antagoniza com a pedagogia piagetiana.
se exime de qualquer aspecto político.
é baseada em lógica cartesiana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...