Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Dentre os excertos da Lei 9394/96 abaixo apresentados, o único que não arrola qualquer aspecto especificamente relacionado aos sujeitos descritos nos textos 2 e 3 é:

  • A.

    "Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular"

  • B.

    "A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria"

  • C.

    "O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si"

  • D.

    "Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades"

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Os parâmetros curriculares nacionais definem os objetivos da educação como "capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla". Considerando-se o modo como são apresentados os sujeitos dos textos 2 e 3, os aspectos e situações descritas revelam questões de ordem:

  • A.

    cognitiva

  • B.

    afetiva

  • C.

    física

  • D.

    ética

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

"Como já disse era um anjo safado / O chato de um querubim / Que decretou que eu tava predestinado / A ser todo ruim"

A forma como o sujeito expressa a sua condição, nos versos acima, revela uma forte orientação de base:

  • A.

    determinista

  • B.

    construtivista

  • C.

    associacionista

  • D.

    comportamentalista

Responda às questões 4 a 10 com base nos textos 2 e 3.

Ao revelarem pessoas em diferentes estágios de vida, desde a infância à fase adulta, os textos 2 e 3 relacionam-se à noção de projeto político-pedagógico, a qual referencia o compromisso da Educação com:

  • A.

    a formação política do cidadão

  • B.

    os modelos de ensino diversificado

  • C.

    o desenvolvimento do sujeito social

  • D.

    as etapas do desenvolvimento humano

Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.

O elemento do cotidiano escolar que mais proximamente atende à necessidade de resgate da relação entre a educação do sujeito contemporâneo revelado no Texto 1 e sua integração social é:

  • A.

    currículo aberto

  • B.

    ensino integrado

  • C.

    avaliação continuada

  • D.

    atendimento individualizado

Responda às questões 1 a 3 com base no Texto 1.

"... por toda parte, o tripé ciência/técnica/indústria perde seu caráter providencial. A idéia de progresso continua sedutora e cheia de promessas apenas nos lugares onde ainda se sonha com o bem-estar e com recursos técnicos libertadores. Mas ela começa a ser questionada no mundo do bem-estar."

(MORIN, E. et WULF, C (2002) Planeta - a aventura desconhecida. Trad. Portuguesa: São Paulo, UNESP, 2002. pp: 16)

Com base no trecho acima e no contexto descrito no Texto 1, pode-se fundamentar a motivação do seguinte traço característico da educação brasileira contemporânea:

  • A.

    declínio do interesse em processos tecnicistas

  • B.

    declínio do interesse em políticas educacionais

  • C.

    declínio do interesse em fundamentos filosóficos

  • D.

    declínio do interesse em preparação para o trabalho

Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período

  • A.

    hipotético dedutivo.

  • B.

    sensoriomotor.

  • C.

    operatório formal.

  • D.

    pré-operatório.

  • E.

    simbólico.

Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase

  • A.

    de primeira infância.

  • B.

    de segunda infância

  • C.

    da pré-adolescência.

  • D.

    da adolescência.

  • E.

    adulta.

A tarefa fundamental da escola é

  • A.

    ensinar os movimentos e sua relação com o pensar.

  • B.

    promover o fazer juntamente com o compreender.

  • C.

    ativar os esquemas motores das crianças.

  • D.

    ensinar as relações intelectuais nos movimentos.

  • E.

    promover o bem estar da criança sem necessariamente ensinar nada.

A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque

  • A.

    apresenta os benefícios filosóficos.

  • B.

    determina um alvo onde quer chegar.

  • C.

    se antagoniza com a pedagogia piagetiana.

  • D.

    se exime de qualquer aspecto político.

  • E.

    é baseada em lógica cartesiana.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...