Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Rose Neubauer, é na LDB, que se encontra a proposta de aprendizagem em progressão continuada, na forma de ciclos. Nesta Lei estão apontadas, também, as formas de concretizar esta proposta, onde estão previstas:
I. Ampliação da jornada escolar.
II. Recuperação paralela e contínua dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
III. Horas de trabalho remunerado do professor, para estudos, planejamento e avaliação.
IV. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
Estão corretas,
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
A mãe de um aluno de 6ª série do Ensino Fundamental recebeu, ao final do ano letivo, a notícia de que seu filho seria reprovado em Matemática, porque apresentava sérias dificuldades, algumas oriundas de séries anteriores. A professora da disciplina sugeriu à mãe que providenciasse aulas particulares como último recurso.
A resposta da mãe, humilde e surpresa, foi a seguinte:
Só não entendo, professora, como ele pode apresentar tantas dificuldades e de série anteriores só agora! Meu filho está neste colégio desde a pré-escola.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96-LDB, esta situação não deveria ter acontecido se a verificação do rendimento escolar observasse os critérios abaixo.
I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período, sobre os de eventuais provas finais.
II. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
III. Avaliação bimestral, a partir dos resultados da escola obtidos através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB).
IV. Elaboração de testes de múltiplas escolhas, a partir dos objetivos de habilidades e competências, definidos no projeto da escola para cada série.
Estão corretos APENAS
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
Considere as afirmações abaixo.
I. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...
II. Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia.
III. As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.
IV. Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão corretas APENAS:
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de
projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
estudos transversais, como ética e cidadania.
programa de educação sexual e de saúde para os adolescentes.
propostas de formação profissional para adolescentes maiores de 14 anos.
uma língua estrangeira de acordo com o interesse dos docentes da escola.
Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem
à participação e à democratização das decisões.
ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.
à organização de grêmios estudantis.
à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.
à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.
A descrição acima refere-se à concepção de educação
libertadora.
tecnicista.
progressista.
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
Com relação a Mídia e a Educação, podemos afirmar:
Sobre o tema Mídia e a Educação, qual(is) da(s) afirmação(os) abaixo está(ao) correta(s)?
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
Somente I e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Para a análise do fenômeno de especialização esportiva precoce foi construído um modelo multidimensional do desenvolvimento humano, composto por quatro fatores: a) psico-social; b) fisiológico posteriormente caracterizado como biológico; c) biomecânico e d) aprendizagem mais tarde caracterizado como percepto-cognitivo. O proponente deste modelo teórico é:
A pedagogia que tem como prática e teoria da educação escolar aspectos críticos e sociais dos conteúdos, chama-se:
Pedagogia histórico-crítica.
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia nova.
Pedagogia tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...