Questões de Pedagogia do ano 2004

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Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino

  • A.

    científico.

  • B.

    globalizado.

  • C.

    do descobrimento guiado.

  • D.

    por solução de problemas.

  • E.

    por tentativa, erro e acertos casuais.

(O melhor professor) é aquele que quer que o aluno aprenda, que se empenha pra que o aluno aprenda, não aquele professor que finge que ensina e o aluno finge que aprende.  (...)

O professor que saiba valorizar o nosso trabalho. (...) Que explica a matéria bem, devagar. Que quando eu não vou aprendendo, vai repetindo (...)

Para Júlio Groppa, estes depoimentos revelam que para que o professor possa fazer valer seu projeto moralizante, o aluno impõe as regras operacionais: é preciso parecer familiar, próximo, amigo. A senha para esta passagem será, então, a amizade − o que traduz a tentativa de simetrização dos lugares instituídos, e que resultaria na simulação de uma parceria.

Estabelece-se, assim, para o Autor, uma espécie de barganha imaginária, em que cada qual, perante os riscos imanentes, requer que o outro abra mão do que lhe for mais caro:

  • A.

    para o aluno, a obediência voluntária; para o professor, a hegemonia de seu lugar.

  • B.

    para o aluno, a disposição para aprender; para o professor, a vontade de ensinar.

  • C.

    para o aluno, a dedicação só quando o professor é amigo; para o professor, conseguir que todos os alunos aprendam.

  • D.

    para o aluno, fazer o que tiver vontade na classe; para o professor, a atenção e dedicação de todos.

  • E.

    para o aluno, a indisciplina; para o professor, os objetivos do projeto escolar.

Jussara Hoffman quando pondera sobre o uso equivocado dos testes, está preocupada em saber se os educadores pensam e definem a intencionalidade básica inerente à aplicação de testes ou solicitação de tarefas ao aluno. Afirma ela que, em função dos equívocos decorrentes de imprecisões da terminologia, o teste é entendido como instrumento

  • A.

    adequado para a apreensão das habilidades adquiridas.

  • B.

    de constatação e mensuração e não de investigação.

  • C.

    que possibilita a compreensão do desenvolvimento global dos alunos.

  • D.

    privilegiado, para garantir a função seletiva da escola na sociedade moderna.

  • E.

    de interação entre educador e educando, que evita a relação pessoal, em nome da objetividade.

Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve através de momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Não se trata de considerar a avaliação como uma fórmula mágica, ou seja, de se imaginar a possibilidade de uma avaliação mediadora, por si só, impulsionadora de saltos mecânicos de um nível de conhecimento a outro.

Segundo Jussara Hoffmann, é preciso partir da

  • A.

    realização de provas objetivas e dissertativas como forma de avaliar com precisão e adequadamente os alunos.

  • B.

    negação da prática atual quanto ao seu caráter de terminalidade e da simples constatação de erros e acertos.

  • C.

    consciência do aluno sobre a importância de estudar e de sua compreensão sobre o significado da avaliação.

  • D.

    realidade cognitiva dos alunos para poder construir provas adequadas à capacidade deles.

  • E.

    compreensão dos diferentes significados existentes sobre avaliação educacional e optar por um deles.

No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.

Segundo Telma Weisz, é preciso

  • A.

    ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.

  • B.

    procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.

  • C.

    planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.

  • D.

    organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.

  • E.

    considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.

Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento, todavia não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração. Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstâncias sociais nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberação voluntárias do sujeito.

Segundo Wallon, a duração de cada estágio e as idades a que correspondem, são referências relativas e variáveis, em dependência de características

  • A.

    biológicas e de manifestações de afetividade.

  • B.

    genéticas e do desenvolvimento cognitivo.

  • C.

    individuais e das condições de existência.

  • D.

    maturacionais e de fatores emocionais.

  • E.

    intelectuais e manifestações culturais.

Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial...

A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no nível de desenvolvimento real.

É como se o processo de desenvolvimento

  • A.

    apresentasse características diferentes do processo de aprendizagem.

  • B.

    avançasse em ritmo mais acelerado que o processo de aprendizado.

  • C.

    ocorresse de forma independente ao do processo de aprendizado.

  • D.

    caminhasse de forma igual ao do processo de aprendizagem.

  • E.

    progredisse mais lentamente que o processo de aprendizado.

'Se a experiência é necessária ao desenvolvimento intelectual, não poderá ser interpretada, implicitamente, como as teorias empiristas querem, isto é, como autosuficiente'. Ou seja, repetir simplesmente, fazer muitas tarefas, não é suficiente para a compreensão do educando.

Concordando com a afirmação de Piaget acima, Jussara Hoffmann conclui que o objeto do conhecimento não é simplesmente um "dado" de cópia ou repetição, mas sempre o resultado de uma construção que pressupõe a

  • A.

    informação correta, necessária à assimilação de um conhecimento.

  • B.

    prática docente paciente de explicar sistematicamente uma mesma informação.

  • C.

    memorização do "dado" para posterior compreensão de seu significado.

  • D.

    organização da experiência de modo a tornar esse "dado" compreensível ao sujeito.

  • E.

    ação do educando na direção de compreender o problema apresentado.

Segundo Piaget, as funções essenciais da inteligência consistem em

  • A.

    memorizar e aprender.

  • B.

    compreender e inventar.

  • C.

    concretizar e abstrair.

  • D.

    identificar e memorizar.

  • E.

    associar e inventar.

Segundo Vera Maria Candau, a didática se situa numa perspectiva de

  • A.

    organização das áreas do conhecimento de acordo com os temas transversais propostos nos PCNs.

  • B.

    formação ao educador, para que este articule a proposta educacional da escola junto ao diretor e corpo técnico.

  • C.

    multidimensionalidade, que articula organicamente as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem.

  • D.

    organização dos conteúdos necessários à articulação das três dimensões existentes.

  • E.

    valorização da cultura da comunidade escolar como centro dos currículos escolares.

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