Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudança educativa, constatamos que tanto a descentralização como a centralização são instrumentos para a gestão de problemas permanentes, cujas soluções se situam em tempos e contextos específicos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta:
A política centralista tem papel predominante, nos territórios locais, na contextualização da política curricular mediante a concepção, implementação e avaliação de projetos curriculares que são recontextualizados em função de orientações políticas que assegurem a igualdade.
O vetor principal da descentralização educativa é o da territorialização da decisão, isto é, o reconhecimento de que territórios são recursos instrumentais para a democratização e a eficiência.
A crítica à heterogeneidade e à defesa de uma democracia próxima dos atores, com competência para interpretar localmente as decisões centrais, não são aspectos de maior relevância nas políticas centralizadas.
A indefinição dos limites entre as dimensões de localização do poder (nível central ou nível local) e de assunção do poder (responsabilidade política e responsabilidade profissional) é uma das questões em permanente debate na concepção de política curricular de consenso entre os atores e que não merece relevância na discussão de descentralização educativa.
As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Em relação a essa crítica, uma estratégia que favoreceria mudanças relevantes na atuação dos docentes seria
oferecer aos alunos o fácil acesso a um repertório qualificado de recursos: bibliografia, material audiovisual, publicações de divulgação científica e bons equipamentos.
garantir aos alunos boa formação científica com atividades práticas: aulas de laboratório, estudos de meio e pesquisa.
estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ter bons equipamentos escolares.
promover na instituição escolar encontros que favorecessem a análise crítica e teórica da prática docente e desenvolver uma ampla variedade de ações de capacitação em serviço.
insistir na necessidade de mudança na formação inicial do aluno, garantindo uma melhoria dos seus conhecimentos científicos e práticos.
As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:
Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET
Centro de Educação Tecnológica – CET.
A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:
suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país
considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.
representa a dimensão primeira do ensino médio
é uma modalidade de educação complementar à educação básica
sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização
A educação profissional de nível técnico destina-se à:
orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.
proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental
habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos
promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia
proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio
Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:
I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.
II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.
III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente
Somente a alternativa I responde corretamente à questão
Somente a alternativa II responde corretamente à questão
Somente a alternativa III responde corretamente à questão
Todas as alternativas estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas
Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:
I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.
II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado
As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado
As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado
Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado
Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado
O processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, previsto na LDB como incumbência da União, vem identificado, respectivamente, através dos seguintes instrumentos
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Exame Nacional de Cursos – ENC
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada no decorrer do período letivo, o que se caracteriza como Avaliação Paralela.
Todas as alternativas acima respondem corretamente à questão
O Ensino Religioso, por força de lei, compreende o currículo escolar brasileiro da seguinte forma:
I. Sua oferta é obrigatória a todas as escolas integrantes do sistema municipal de ensino, não obstante ser de matrícula facultativa.
II. É disciplina obrigatória a todas as escolas de ensino fundamental, não obstante ser de matrícula facultativa.
III. Sua operacionalização deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada qualquer forma de proselitismo.
Somente a assertiva I completa corretamente o enunciado
Somente a assertiva II completa corretamente o enunciado.
Somente a assertiva III completa corretamente o enunciado
As assertivas I e III completam corretamente o enunciado
As assertivas II e III completam corretamente o enunciado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...