Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paulo Freire afirma que, no processo de ensinar e aprender, o ato de conhecer não é um ato isolado ou individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos. Afirma, ainda, que é através dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam, intermediados pelo mundo cognoscível. Podemos afirmar sobre esta análise que
é falsa, pois como concebem os pósestruturalistas recentes, o conhecimento é estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.
é verdadeira, pois é justamente essa intersubjetividade do conhecimento que concebe o ato pedagógico como um ato dialógico.
apenas parte das afirmações de Freire estão corretas
expressa uma visão bancária, epistemológica que concebe o conhecimento como sendo constituído de informações e de fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno.
as alternativas A e D estão corretas
De modo especial, entre os docentes, é presente um mal-estar: o mal-estar docente. Recente trabalho de pesquisa feito no Brasil investiga a síndrome do Burnout entre os professores: uma síndrome de desistênc ia, motivada pelo cansaço e pela exaustão emocional. Tais crises, da escola e do educador, acontecem no meio de uma crise mais ampla, captada inicialmente como crise da cultura moderna e posteriormente segundo Morin, como crise planetária. Diante desta aná lise podemos destacar como papel do pedagogo no contexto escolar, no tocante à formação do aluno em meio a estas crises:
Articulação da equipe pedagógica em torno do melhor cumprimento do que foi estabelecido no projeto político-pedagógico, coordenando seus diversos desdobramentos em planos de curso, de aula e implementação de um modelo curricular centrado nos interesses e necessidades dos alunos, com a predominância da auto avaliação como recurso de análise e replanejamento das ações pedagógicas da escola.
Orientação dos professores na utilização do livro didático como principal recurso auxiliar da aprendizagem, porém aproveitado a partir da perspectiva da resolução de problemas nos diferentes componentes curriculares, e a predominância do diálogo na situação de sala de aula. Eles terão uma direção estabelecida em conjunto com os demais segmentos escolares, o que facilitará seu trabalho e dará mais ânimo ao exercício de sua atividade profissional.
A proposição de orientações educacionais para a escola a partir de diretrizes legais; a reorganização dos componentes curriculares em face do perfil da clientela escolar, a utilização de materiais didáticos diversos na situação ensino-aprendizagem, a avaliação contínua do aproveitamento escolar.
A substituição do modelo vigente de "grade" curricular, fortalecedor do paradigma técnico- linear, por outra forma de organização dos conteúdos escolares que contemple as particularidades de novas áreas do conhecimento e a explicitação das normas, valores, idéias e concepções que integram o chamado currículo oculto, visando-se a sua inserção formal na matriz curricular e, assim, a participação formal da cultura dos alunos no cotidiano da escola.
Todas as questões acima estão corretas
O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global, pelo qual os membros da sociedade devem ser oportunizados na conquista, pelo conhecimento, para participação e intervenção no contexto em que estão inseridos. Em outras palavras, a prática educativa se processa em suas relações com a sociedade mais geral. Atualmente parece existir certo consenso a respeito de que a prática educativa não se limita à transmissão e à apreensão do conhecimento. Nesse contexto, podemos afirmar que
a consciência da neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural
a certeza de que a prática educativa do professor deverá ser a de, prioritariamente, preparação para o mundo do trabalho
as alternativas A e B estão corretas
a prática educativa escolarizada, isto é, a transmissão-assimilação do saber no âmbito da escola, poderia ser concebida como uma ação que ocorre no cotidiano da sala de aula.
a consciência da não-neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural
Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:
rodízio;
simpósio;
socioanálise;
jogos de empresa;
projetos.
Uma das atuais funções da equipe de Treinamento e Desenvolvimento de uma Empresa é:
a promoção de um clima organizacional saudável;
a organização das olimpíadas empresariais
a participação em organismos sindicais;
o incentivo à competitividade na produção;
a manutenção de uma baixa relação custo-benefício.
- Um fator muito importante no processo de mudança é:
a habituação;
a mudança constante de foco;
o apoio da cúpula;
a cultura estagnada;
a lenta evolução tecnológica.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:
debate cruzado;
estudo de caso;
socioanálise;
instrução programada;
rodízio.
Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:
a centralização;
a colaboração;
a ênfase na operacionalização;
a hierarquização;
a padronização.
" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:
hierarquização;
participação;
equipamentos;
redução de custos;
produto.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:
debate cruzado;
estágio;
dramatização;
projeto;
dinâmica de grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...