Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paulo Freire afirma que, no processo de ensinar e aprender, o ato de conhecer não é um ato isolado ou individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos. Afirma, ainda, que é através dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam, intermediados pelo mundo cognoscível. Podemos afirmar sobre esta análise que

  • A.

    é falsa, pois como concebem os pósestruturalistas recentes, o conhecimento é estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.

  • B.

    é verdadeira, pois é justamente essa intersubjetividade do conhecimento que concebe o ato pedagógico como um ato dialógico.

  • C.

    apenas parte das afirmações de Freire estão corretas

  • D.

    expressa uma visão bancária, epistemológica que concebe o conhecimento como sendo constituído de informações e de fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno.

  • E.

    as alternativas A e D estão corretas

De modo especial, entre os docentes, é presente um mal-estar: o mal-estar docente. Recente trabalho de pesquisa feito no Brasil investiga a síndrome do Burnout entre os professores: uma síndrome de desistênc ia, motivada pelo cansaço e pela exaustão emocional. Tais crises, da escola e do educador, acontecem no meio de uma crise mais ampla, captada inicialmente como crise da cultura moderna e posteriormente segundo Morin, como crise planetária. Diante desta aná lise podemos destacar como papel do pedagogo no contexto escolar, no tocante à formação do aluno em meio a estas crises:

  • A.

    Articulação da equipe pedagógica em torno do melhor cumprimento do que foi estabelecido no projeto político-pedagógico, coordenando seus diversos desdobramentos em planos de curso, de aula e implementação de um modelo curricular centrado nos interesses e necessidades dos alunos, com a predominância da auto avaliação como recurso de análise e replanejamento das ações pedagógicas da escola.

  • B.

    Orientação dos professores na utilização do livro didático como principal recurso auxiliar da aprendizagem, porém aproveitado a partir da perspectiva da resolução de problemas nos diferentes componentes curriculares, e a predominância do diálogo na situação de sala de aula. Eles terão uma direção estabelecida em conjunto com os demais segmentos escolares, o que facilitará seu trabalho e dará mais ânimo ao exercício de sua atividade profissional.

  • C.

    A proposição de orientações educacionais para a escola a partir de diretrizes legais; a reorganização dos componentes curriculares em face do perfil da clientela escolar, a utilização de materiais didáticos diversos na situação ensino-aprendizagem, a avaliação contínua do aproveitamento escolar.

  • D.

    A substituição do modelo vigente de "grade" curricular, fortalecedor do paradigma técnico- linear, por outra forma de organização dos conteúdos escolares que contemple as particularidades de novas áreas do conhecimento e a explicitação das normas, valores, idéias e concepções que integram o chamado currículo oculto, visando-se a sua inserção formal na matriz curricular e, assim, a participação formal da cultura dos alunos no cotidiano da escola.

  • E.

    Todas as questões acima estão corretas

O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global, pelo qual os membros da sociedade devem ser oportunizados na conquista, pelo conhecimento, para participação e intervenção no contexto em que estão inseridos. Em outras palavras, a prática educativa se processa em suas relações com a sociedade mais geral. Atualmente parece existir certo consenso a respeito de que a prática educativa não se limita à transmissão e à apreensão do conhecimento. Nesse contexto, podemos afirmar que

  • A.

    a consciência da neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural

  • B.

    a certeza de que a prática educativa do professor deverá ser a de, prioritariamente, preparação para o mundo do trabalho

  • C.

    as alternativas A e B estão corretas

  • D.

    a prática educativa escolarizada, isto é, a transmissão-assimilação do saber no âmbito da escola, poderia ser concebida como uma ação que ocorre no cotidiano da sala de aula.

  • E.

    a consciência da não-neutralidade da educação frente à realidade social, econômica, política e cultural

Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:

  • A.

    rodízio;

  • B.

    simpósio;

  • C.

    socioanálise;

  • D.

    jogos de empresa;

  • E.

    projetos.

Uma das atuais funções da equipe de Treinamento e Desenvolvimento de uma Empresa é:

  • A.

    a promoção de um clima organizacional saudável;

  • B.

    a organização das olimpíadas empresariais

  • C.

    a participação em organismos sindicais;

  • D.

    o incentivo à competitividade na produção;

  • E.

    a manutenção de uma baixa relação custo-benefício.

- Um fator muito importante no processo de mudança é:

  • A.

    a habituação;

  • B.

    a mudança constante de foco;

  • C.

    o apoio da cúpula;

  • D.

    a cultura estagnada;

  • E.

    a lenta evolução tecnológica.

Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:

  • A.

    debate cruzado;

  • B.

    estudo de caso;

  • C.

    socioanálise;

  • D.

    instrução programada;

  • E.

    rodízio.

Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:

  • A.

    a centralização;

  • B.

    a colaboração;

  • C.

    a ênfase na operacionalização;

  • D.

    a hierarquização;

  • E.

    a padronização.

" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:

  • A.

    hierarquização;

  • B.

    participação;

  • C.

    equipamentos;

  • D.

    redução de custos;

  • E.

    produto.

Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:

  • A.

    debate cruzado;

  • B.

    estágio;

  • C.

    dramatização;

  • D.

    projeto;

  • E.

    dinâmica de grupo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...