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Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:
a competição é a mola que move a empresa;
um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;
a cooperação é a mola que move a empresa;
a produção é o centro de atenção;
o lucro é a prioridade.
De acordo com Jair Moggi (1999), quatro têm sido as visões do ser humano que orientaram o tratamento das mudanças organizacionais. São elas:
tecno-mecanicista, determinista, niilista e nativista;
nativista,niilista, behaviorista e estruturalista;
humanista, niilista, funcionalista e estruturalista;
tecno-mecanicista, nativista, behaviorista e humanista;
determinista, tecno-mecanicista, behaviorista e humanista.
"...qualquer aprendizado, para ser efetivo, deve conter três elementos... " (Olivares, I. C., 1999, p.363). São eles:
espiritual, empresarial e sindical;
cognitivo, espiritual e motor;
cognitivo, afetivo e motor;
empresarial, afetivo e sindical;
afetivo, motor e espiritual.
"... Propor e dirigir um exercício dessa natureza pode não ser uma das atividades mais difíceis e complicadas. Entretanto, saber fazer leituras isentas e realísticas do que foi desvelado, e, mais que isso, facilitar ao grupo fazê-las por si mesmo é sem dúvida ainda mais adequado, embora difícil." Este trecho, extraído de Marinho, 1999, p. 379, refere-se à seguinte etapa do processo de elaboração e execução de programas de treinamento e desenvolvimento:
prospecção;
foco da abordagem;
aquecimento;
planejamento;
processamento.
Entre as dimensões que tornam uma organização qualificada, encontra-se:
o trabalho individualizado;
o foco no cumprimento de tarefas e na obediência;
a diminuição dos níveis hierárquicos;
o distanciamento entre os diferentes setores da empresa;
o impedimento do desenvolvimento da autonomia.
No processo de construção da identidade de uma empresa, é importante definir claramente três requisitos: a visão, os valores e a missão da empresa. Os sentidos desses três requisitos podem ser representados, respectivamente, pelos verbos:
querer, pensar e valorizar;
poder, sentir e valorizar;
sentir, valorizar e querer;
querer, poder e pensar;
pensar, sentir e querer.
Para Medeiros (1999), há dois tipos básicos de abordagens de treinamento. São elas:
manual e intelectual;
física e mental;
antiga e moderna;
teórica e prática;
convencional e não convencional.
No gerenciamento da qualidade dos serviços de uma empresa, o principal aspecto a ser considerado é:
o equipamento;
o homem;
o produto;
a missão;
o salário.
"...o processo de produção é concebido sob a abordagem da engenharia, na qual administrar é um processo regulatório potencializado para a modelagem do processo de produção em vista da realização de metas dentro de parâmetros de tempo e custo." (Malvezzi, S. 1999, p.21) Essa citação corresponde à seguinte abordagem empresarial:
capacitação;
modernização;
recursos humanos;
administração científica;
racionalização de tarefas.
Jair Moggi (1999) defende uma visão holística em Administração, em que a totalidade do ser humano apresenta-se em quatro níveis qualitativamente diferenciados. São eles:
mental, social, corporal físico e do outro;
social, corporal vital, do eu e do outro;
mental, corporal astral, social e do eu;
corporal físico, corporal vital, corporal astral e do eu;
corporal físico, corporal vital, mental e social.
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