Questões de Pedagogia do ano 2004

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Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O reconhecimento dos colaboradores como principal ativo das organizações pouco impacta no desenvolvimento de políticas e práticas de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

A promoção do alinhamento entre objetivos individuais e organizacionais é um dos principais objetivos da gestão estratégica de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Angel Pérez Gomez, cita Kemmis acerca da natureza do processo de reflexão. Assinale a alternativa incorreta com relação a essa nova concepção da prática profissional:

  • A.

    A reflexão não pressupões e prefigura relações sociais. A reflexão é uma forma individual de trabalho mental, quer seja mecânica ou especulativa.

  • B.

    A reflexão não é nem independente dos valores, nem neutral, antes expressa e servem interesses humanos, políticos culturais e sociais particulares.

  • C.

    A reflexão não é indiferente nem passiva perante a ordem social, nem propaga meramente valores sociais consensuais, antes reproduz ou transforma ativamente as práticas ideológicas que estão na base da ordem social.

  • D.

    A reflexão não é determinada psicologicamente, nem é pensamento puro, antes expressa uma orientação para a ação e refere-se às relações entre o pensamento e ação nas situações históricas em que nos encontramos.

Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:

  • A.

    Ao desenvolvimento de novos planos curriculares que implica a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos professores, nomeadamente novos estilos de ensino, de apresentação da informação, de comunicação, de avaliação, de definição dos objetivos etc.

  • B.

    Às necessidades de aprendizagem dos alunos, tratamento da diversidade, problemas de disciplina, rendimento, motivação etc.

  • C.

    À abordagem dos professores, como profissionais e como pessoas, do que ao ensino.

  • D.

    Às necessidades da instituição na sua globalidade, do currículo, dos alunos, da organização e dos professores, do clima interno, das relações com o exterior.

Carlos Marcelo Garcia desenvolveu um programa de formação de professores que utiliza a reflexão como eixo central. Este programa trabalha com a figura do mentor que pode ser definido como:

  • A.

    Professor com vasto conhecimento teórico capaz de exercer contínua reciclagem entre seus pares.

  • B.

    Orientador pedagógico que fiscaliza e supervisiona os projetos antes de sua aplicação.

  • C.

    Professor do mesmo nível dos demais que dará parecer crítico sobre o trabalho de seus pares.

  • D.

    Professor com larga experiência docente que dará o seu apoio aos professores principiantes e que com eles desenvolverá ciclos de supervisão clínica.

Constitui uma das fases do "aprender a ensinar" que tem sido sistematicamente esquecida, tanto pelas instituições universitárias como pelas instituições dedicadas à formação em serviço dos professores. Trata-se:

  • A.

    De como avaliar.

  • B.

    De como disciplinar.

  • C.

    Dos primeiros anos de docência.

  • D.

    Dos últimos anos de docência.

Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:

  • A.

    Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.

  • B.

    Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.

  • C.

    Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.

  • D.

    Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.

Geralmente, os autores estabelecem três níveis diferentes de reflexão ou de análise da realidade circundante. São eles:

  • A.

    Científica, criativa e específica.

  • B.

    Técnica, prática e crítica.

  • C.

    Sensual, teórica e imparcial.

  • D.

    Real, abstrata e científica.

Diversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos:

  • A.

    Sensibilidade e sensatez.

  • B.

    Disciplina e alegria.

  • C.

    Emotividade e seriedade.

  • D.

    Responsabilidade e entusiasmo.

A primeira atitude necessária para um ensino reflexivo é a mentalidade aberta que pode ser definida como:

  • A.

    A limitação da mente ao objetivo proposto para que ela não se disperse em devaneios inúteis.

  • B.

    A ausência de qualquer idéia pré-concebida, de qualquer teoria pedagógica que influencie na exata compreensão da especificidade do processo ensino aprendizagem de um determinado momento.

  • C.

    Predisposição para afrontar a atividade com curiosidade, energia, capacidade de renovação e de luta contra a rotina.

  • D.

    A ausência de preconceitos, de parcialidades e de qualquer hábito que limite a mente e a impeça de considerar novos problemas e de assumir novas idéias integra um desejo ativo de escutar mais do que um lado, de acolher os fatos, de prestar atenção sem melindres a todas as alternativas de reconhecer a possibilidade do erro mesmo relativamente àquilo em que mais acreditamos.

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